NEWSLETTER
DEZEMBRO 2011
Vírus Papiloma Humano
Dra. Gisele Amorim – Farmacêutica
O Vírus Papiloma Humano (HPV) é um vírus da família papilomaviridae, que infecta células epiteliais e tem a capacidade de causar lesões na pele ou mucosas. Existem mais de 100 estirpes virais descritas até o momento, sendo que a maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos subtipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias. (Ler mais)


Hemofilia
Dra. Ana Ramos – Farmacêutica
Já reparou no tempo que demora a parar uma hemorragia? E a frequência de aparecimento de hematomas? As hemorragias prolongadas e os hematomas superficiais e ao nível das articulações e músculos são característicos de uma pessoa que sofre de hemofilia. A hemofilia é um distúrbio raro, que afecta uma em cada 10 mil pessoas. (Ler mais)

Doenças da tiróide
A tiróide desempenha um papel fundamental na regulação do metabolismo e no bom funcionamento do nosso organismo. A Dra. Maritza Sá, Médica Endocrinologista, fala em entrevista das principais doenças relacionadas com a tiróide e esclarece alguns mitos sobre esta glândula. (Ler mais)



Streching Global Activo (SGA)
Dra. Marisol Canada e Dra. Nélia Paulino - Fisioterapeutas
Todas as actividades que desempenhamos no nosso dia-a-dia, sejam elas a nível profissional ou a nível desportivo, implicam a realização de movimentos repetidos e posturas mantidas, que com o passar do tempo levam a criar tensão, retracções e desequilíbrios musculares, que podem resultar em alterações posturais permanentes. (Ler mais)

Vegetarianismo
Dra. Diana Silva – Nutricionista
Numa sociedade globalizada, são cada vez mais diversos os estilos alimentares, acompanhando um mercado alimentar em crescendo. O vegetarianismo engloba uma panóplia de padrões alimentares que abrange uma franja da população cada vez maior, mas o verdadeiro vegetariano exclui carne e sucedâneos da sua dieta. (Ler mais)

Obesidade em animais de companhia
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
Longe vai o tempo em que o ditado "gordura é formosura" era considerado verdadeiro, tanto no que concerne aos humanos como aos animais de companhia. A obesidade nos nossos queridos companheiros de quatro patas surge como um problema de saúde emergente, estimando-se que cerca de 35% dos animais presentes à consulta apresenta um peso superior ao ideal. (Ler mais)

Desporto na infância
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
O desporto consegue exercer um poder de atracção muito grande nas mais diversas faixas etárias. No caso do público infantil, é importante aproveitar isso, devido aos resultados que poderemos obter junto das crianças que o praticam. Existem diversos meios e formas de envolver o público infantil na actividade/desporto, sendo um deles a realização de jogos interactivos de complexidade reduzida. (Ler mais)


Breves

Esclerose Múltipla: 60% dos doentes precisam de apoio para se movimentarem 
Cerca de 60% dos doentes com esclerose múltipla precisam de ajuda para se movimentarem passados 20 anos após o diagnóstico da doença, de acordo com dados divulgados pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM). (Ler mais)


VIH/sida: 2,7 milhões de infecções em 2010
No ano de 2010 foram registadas cerca de 2,7 milhões de novas infecções pelo vírus de imunodeficiência humana (VIH) em todo o mundo, o número mais baixo desde 1997, de acordo com o relatório “2011-Global HIV/AIDS Response”. (Ler mais)


Menstruação antes dos 12 anos aumenta risco de obesidade
As raparigas que têm a primeira menstruação antes dos 12 anos correm um risco acrescido de ficar obesas na adolescência, de acordo com um estudo levado a cabo por Raquel Leitão, uma investigadora da Universidade do Minho. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal