NOVEMBRO 2011
“DESVITALIZAçãO”
Dr. Fabião de Castro da Silva - Médico Dentista
dentocarmo@gmail.com

Endodontia é a especialidade na Medicina Dentária, que se dedica ao tratamento da patologia polpa do dente (vulgo nervo do dente). Quando atingem a polpa dentária, as cáries permitem que as bactérias penetrem através destas cavidades e assim infectem a polpa. Nestas situações, é necessário remover toda a cárie, polpa dentária, desinfectar e selar esses canais. A este procedimento chamamos vulgarmente “desvitalização”.

Razões para fazer um tratamento endodôntico

•    Fracturas dentárias;
•    Polpa necrosada (polpa sem vitalidade provocando problemas a nível ósseo como quistos e granulomas );
•    Dor associada a Pulpite (inflamação do interior do dente), cárie dentária ou retracção gengival.

Objectivos do tratamento endodôntico:

•    Remoção de bactérias, tecido inflamado ou necrosado da cavidade pulpar e dos canais;
•    Enchimento dos canais com material biocompatível;
•    Impedimento de contaminação de bacteriana do tecido ósseo;
•    Eliminação de inflamações existentes na ponta da raiz (apex).

Procedimento clínico de um tratamento Endodôntico:

1.    Qualquer tratamento dentário deve ser precedido de uma radiografia para determinar se existe uma indicação para o mesmo e avaliar as condições locais.

2.    Em caso afirmativo, o dente é aberto, de forma a ter acesso a polpa dentária (nervo).

3.    Uma vez aberto o médico dentista pode remover o tecido inflamado ou necrosado do interior do dente. Caso seja necessária, pode ser administrada uma anestesia prévia ao tratamento.

4.    Em seguida, são utilizadas limas finas para, através de radiografias ou aparelhos próprios, poder determinar o comprimento total do dente.

5.    Os canais dentários são limpos e alargados com ajuda de pequenas limas flexíveis. Dependendo da quantidade e da forma dos canais dentários, este pode ser um processo demorado e necessitar de várias sessões, especialmente em casos com canais muito estreitos, calcificados ou curvos.

6.    Para eliminar bactérias residuais o médico dentista aplica nos canais um medicamento antibacteriano após cada sessão de tratamento. Este penso fica no dente hermeticamente fechado com uma restauração provisória até ao tratamento seguinte.

7.    Na sessão final os canais limpos e alargados são preenchidos com uma espécie de cimento e pontas próprias. Com uma radiografia de controlo é avaliado o tratamento executado.

Dúvidas frequentes

O dente desvitalizado pode voltar a doer?

Sim. Mesmo que o tratamento endodôntico tenha sido bem executado, o dente pode voltar a doer se não receber restauração definitiva ou se ocorrer uma cárie profunda, permitindo a recontaminação dos canais. Problemas gengivais / periodontais avançados são outra razão não directamente relacionada com o tratamento endodôntico e que poderá levar a ocorrência de dor.

O tratamento endodôntico enfraquece os dentes?

O que causa enfraquecimento dos dentes é a perda da estrutura dentária causada geralmente pela cárie que, por sua vez, leva o dente a necessitar do tratamento de endodôntico, ou a cavidade de acesso necessária para efectuar o tratamento, no caso de a causa ser uma simples pulpite.

Porque algumas vezes é necessário realizar o retratamento endodôntico?

Quando o tratamento endodôntico anterior não foi bem executado por algum motivo (dificuldades anatómicas, raízes com curvaturas acentuadas, canais calcificados etc.), ou quando o dente não foi devidamente restaurado, pode ocorrer a recontaminação do canal pelas bactérias presentes na saliva, levando à necessidade do retratamento.

Qual a durabilidade um dente com tratamento endodôntico?

É recorrente os paciente colocarem esta questão ao seu médico dentista. Na realidade, não existe uma resposta exacta para esta questão, pois o mesmo acontece com um dente que não está ou esteve sujeito a qualquer tratamento dentário. O facto de o dente estar tratado não diminui o seu tempo de vida, bem pelo contrário. O que condiciona essa longevidade, normalmente é a fragilidade provocada pela cárie pré existente, ou pela própria causa do tratamento endodôntico, lesões apicais, abcessos, granulomas. Essa fragilização leva que surjam mais facilmente fracturas dentárias graves que condicionam a continuidade do dente na cavidade oral. Não será o tratamento endodôntico em si que diminui o período de vida do dente.

Conclusão

O tratamento endodôntico, é um dos tratamentos mais comuns nos consultórios dentários em Portugal. Permite aumentar a longevidade de dentes já bastante danificados, que outrora eram simplesmente extraídos. A melhor forma de evitar ter de recorrer a este tipo de tratamentos, será fazer visitas periódicas ao seu médico dentista, de seis em seis meses, evitando assim que situações iniciais evoluam para problemas mais graves.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal