OUTUBRO 2011
CONJUNTIVITES
Dra. Sónia Gonçalves - Farmacêutica
sonia.goncalves@farmaciadocanico.pt

A Conjuntivite ("olho vermelho") é uma inflamação da conjuntiva ocular. A incidência real é desconhecida, mas é uma das causas mais frequentes de procura da ajuda de um profissional de saúde. As causas mais comuns da conjuntivite incluem vírus, alergias, lentes de contacto e produtos químicos. Outras causas possíveis incluem bactérias, fungos, parasitas, reacções imunitárias, outras doenças e tumores da conjuntiva, ou pálpebra. A maioria dos casos de conjuntivite evolui para cura espontaneamente, raramente causando cegueira ou danos estruturais.

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica atinge cerca de 40% da população, sendo que 80% apresenta rinite alérgica em simultâneo.

As principais causas são:
- Exposição a pólenes, ervas, bolores, pêlos de animais, ácaros e penas de aves;
- Pessoas com atopia, asma ou eczemas que se expõem ao sol, vento e água salgada;
- Irritação crónica da conjuntiva, por utilização de lentes de contacto desgastadas, suturas expostas ou próteses oculares.

As conjuntivites alérgicas afectam ambos os olhos e causam secreções aquosas abundantes. A comichão intensa é o sintoma principal.

O tratamento passa por evitar o agente causal, evitar esfregar os olhos, irrigar com soluções salinas, aplicar compressas frias e usar lágrimas artificiais sem conservantes frias. No caso do uso de lentes de contacto, a interrupção da sua utilização poderá resolver o problema.

Para tratamento da conjuntivite alérgica, podem ser utilizados agentes descongestionantes tópicos e anti-histamínicos tópicos e orais. Para situações graves, o médico poderá prescrever corticosteróides tópicos, com monitorização. Estes não devem ser utilizados por mais de uma a duas semanas, nem devem ser utilizados em situações futuras, pois podem levar ao desenvolvimento de glaucoma, cataratas e infecções da córnea. Podem ainda ser prescritos antibióticos preventivos e anti-inflamatórios.

Conjuntivite viral

Esta é a forma mais comum de conjuntivite. As três principais infecções virais ocorrem por:

- Contacto directo com mãos, equipamento médico, água da piscina e objectos pessoais contaminados (adenovírus);
- Transmissão de mãe para filho, durante o parto, ou por parceiros sexuais (Herpes simplex);
- Exposição à varicela (Herpes zoster).

Em especial, o adenovírus está geralmente associado a infecções do tracto respiratório superior e é altamente contagioso, exigindo medidas para prevenir a sua propagação e consulta médica imediata.

As conjuntivites virais ocasionam o aparecimento secreções aquosas abundantes e comichão. Normalmente, atingem ambos os olhos, mas no caso do Herpes simplex, é comum atingir apenas um dos olhos.

A maioria das conjuntivites virais evolui para cura espontaneamente. A utilização de compressas frias pode melhorar os sintomas. A nível farmacológico, podem ser utilizados anti-histamínicos tópicos. O médico poderá prescrever anti-virais tópicos ou orais para indivíduos com o sistema imunitário comprometido e antibióticos para prevenir infecções bacterianas secundárias.

Conjuntivite bacteriana

A característica principal das conjuntivites bacterianas é o aparecimento de secreção viscosa intensa, que leva a que o paciente acorde com os olhos "colados". Estão normalmente associadas a faringites, sinusites, pneumonias, otites médias e infecções do tracto genital. São habitualmente transmitidas de mães para filhos durante o parto, entre parceiros sexuais, ou por contacto com mãos contaminadas.

Algumas destas infecções curam-se sozinhas, mas outras exigem consulta médica imediata, pois podem ter evoluções graves. Habitualmente, são prescritos antibióticos orais e tópicos para o seu tratamento.

Dicas para ajudar a distinguir as conjuntivites:

- Uso de lentes de contacto: alérgica;
- Infecção do tracto respiratório superior recente: bacteriana ou viral;
- Secreção aquosa abundante: viral;
- Secreção viscosa: bacteriana;
- Exposição a outras pessoas com conjuntivite: viral ou bacteriana;
- Uso de cosméticos novos: alérgica;
- Comichão muito intensa: alérgica;

Alertas para consulta médica:

- Dor, diminuição da visão, distribuição desigual de vermelhidão, pupilas irregulares, opacidade;
- Situação recorrente;
- Outra doença associada (por exemplo, diabetes);
- Manutenção dos sintomas, com ou sem tratamento, há mais de 48 h.

Conselhos:

- Separar as toalhas, almofadas e lençóis;
- Lavar as mãos com frequência, particularmente antes e depois de tocar nos olhos;
- Utilizar lentes de contacto por curtos períodos de tempo e substituí-las frequentemente;
- Os cosméticos podem ser uma fonte de re-infecção.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal