NEWSLETTER
OUTUBRO 2011
A Febre
Dra. Sofia Ferreira – Farmacêutica
Febre, ou pirexia, é a elevação da temperatura corporal acima de valores normais para o indivíduo. Por regra, considera-se febre quando temos temperatura: superior a 37,8ºC, quando medida na boca; superior a 37,2ºC se medida na axila; superior a 38,2ºC, se medida no ouvido; no caso das crianças até 5 anos, superior a 38ºC se medida no recto. (Ler mais)

Conjuntivites
Dra. Sónia Gonçalves - Farmacêutica
A Conjuntivite ("olho vermelho") é uma inflamação da conjuntiva ocular. A incidência real é desconhecida, mas é uma das causas mais frequentes de procura da ajuda de um profissional de saúde. As causas mais comuns da conjuntivite incluem vírus, alergias, lentes de contacto e produtos químicos. (Ler mais)


Saúde Mental
As doenças do foro mental continuam a ser alvo de um certo estigma social, associado ao medo da loucura e da diferença. O Dr. Fernando Sales Caldeira, médico psiquiatra, fala em entrevista das principais doenças mentais e critica o excesso de internamentos. (Ler mais)


Há boas e más gorduras…
Dra. Liliane Costa – Nutricionista
Na alimentação humana, os lípidos, vulgarmente conhecidos por gorduras, são precedidos por uma fama que, a bem da verdade, não abona muito a seu favor. Associados aos quilinhos a mais, são o grande inimigo das dietas! Ainda assim, nenhuma outra substância nutriente consegue, de forma tão perfeita, provocar o mais fino dos sentidos: o paladar! (Ler mais)

Treino dos cachorros

Dr. Paulo Araújo - Médico Veterinário
Este artigo irá incidir sobre algumas “dicas” para os proprietários de um cachorro conseguirem educá-lo de uma forma simples e dentro do possível eficaz, evitando assim alguns problemas futuros que por vezes se revestem de grande gravidade, como por exemplo, a agressividade. (Ler mais)


Artropatia de Charcot
Dra. Joana Sousa – Podologista
A Artropatia de Charcot é uma condição que pode surgir associada a várias patologias que afectam o sistema nervoso sensitivo. No entanto, a diabetes é considerada a principal causa para o seu aparecimento, devido às alterações metabólicas a que estão sujeitas as pessoas com esta patologia. (Ler mais)


Breves

Hospitais recebem menos 300 milhões de euros em 2012

Os hospitais públicos vão receber menos 300 milhões de euros no próximo ano, o correspondente a uma diminuição até 7 por cento, adiantou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira. (Ler mais)


Cancro matou 42 mil portugueses em 2010

Cerca de 42 mil portugueses morreram de cancro em 2010, um aumento de 20 por cento face ao período homólogo, de acordo com dados divulgados pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC). (Ler mais)


Mais de 30% dos portugueses sofrem de dor crónica
Mais de 30% da população adulta portuguesa sofre de dor crónica, de acordo com os resultados em um estudo realizado por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal