SETEMBRO 2011
O IMPORTANTE é PRATICAR ACTIVIDADE FíSICA!
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Cada vez mais, notamos a necessidade de optarmos por uma vida mais activa, seja pelo “stress” do dia-a-dia, pelo tipo de alimentação que praticamos, por motivos de saúde ou para a melhoria de alguma doença. Existem cada vez mais pessoas sedentárias sem qualquer prática de actividade física, e se lhes perguntarmos porquê, a resposta mais ouvida será: “até gostava mas não tenho tempo”.

Atenção, que estas pessoas estão enganar-se a si próprias. Estes maus hábitos de vida e o seu desleixo para a prática da actividade física poderão levar no futuro a uma factura maior do que elas imaginam.

Se por infelicidade contraírem alguma doença, terão de arranjar tempo para curá-la; aí ninguém irá dizer que não tem tempo para realizar o tratamento que é necessário.

Por isso é que afirmo: o importante é praticar algum tipo de actividade física. Esta afirmação não implica que deva realizar a prática de forma autónoma, sem qualquer acompanhamento ou parecer de um profissional da área do desporto e não se destina a pessoas que apresentem problemas de saúde.

É certo que a actividade física serve de prevenção para complicações patológicas e melhoria para várias doenças, dai que nesta última situação necessite igualmente de um acompanhamento do seu médico.

Não importa se a sua prática é uma actividade interior num ginásio, corrida ou caminhada no exterior, realização de jogos com os seus amigos, se o faz em casa ou outra situação qualquer… o importante é que tenha disponibilidade para a realização de algum tipo de actividade.

Estamos no Verão e, como tal, com umas condições climatéricas excelentes para caminhadas, corridas, jogos, natação, etc…, ou seja com um vasto leque de possibilidades, por isso aproveite e melhore a sua saúde.

Temos a felicidade de nos encontrarmos numa ilha onde praticamente todo o ano podemos realizar exercício em “outdoor” e caso as condições não o permitam, sempre poderemos fazê-lo “indoor”, dado que a oferta de espaços para a prática de actividade física cresceu exponencialmente nos últimos anos. Poderá, por isso, optar por um ginásio, sendo que muitos deles já possuem uma oferta de serviços tão variada que é sempre possível encontrar algo que goste e com que se identifique.

Para quem tem uma disponibilidade mais condicionada, aconselho que faça algo pelo menos dois dias por semana: é sempre melhor do que não fazer nada. O nosso dia-a-dia tem vindo a sofrer alterações e as pessoas estão muito mais sujeitas a estímulos de vida menos saudáveis, tais como as comidas estilo “fast food”. As actividades de lazer passaram a ser o cinema, o computador, os vídeo jogos, etc… em vez das actividades desportivas.

Não há nada de mal com estes novos serviços: a vida evolui, e nós sentimos a necessidade de nos adaptamos a ela. Agora, é necessário que nos saibamos adaptar sem esquecermos os hábitos saudáveis.

Como consequência destas “substituições” e da prática de maus hábitos como o tabaco e outros, verifica-se um crescente sedentarismo na nossa sociedade, começando logo pelas crianças.

É necessário que sejamos o espelho dos nossos jovens, dando a possibilidade de crescerem e se desenvolverem saudavelmente, em movimento e de forma coordenada, em ambientes saudáveis e lúdicos.
Se desde cedo incutirmos uma vida e uma prática activas, a probabilidade destas se manterem no futuro é muito maior.

Uma pessoa activa tem uma qualidade de vida muito melhor: consegue mais facilmente controlar seu peso, melhorar a sua capacidade cardiorrespiratória, dormir melhor, estar mais bem-humorada, sentir-se mais feliz, adquirindo benefícios imediatos.

Contudo, alerto que para qualquer tipo de actividade o ideal é que tenha um acompanhamento ou pelo menos um parecer de um profissional de Educação Física e Desporto, para que seja possível ajustar ao máximo a sua prática aos seus objectivos e disponibilidade.

Sugestões para tornar a sua vida mais activa e, consequentemente, melhorar a sua saúde:

- Andar, realizar caminhadas, na rua, em promenades, etc.;
- Correr no exterior;
- Passeios de bicicleta;
- Combine com os seus amigos e organize caminhadas às levadas, aproveitando para conhecer a natureza;
- Inscreva-se e pratique actividade num ginásio, onde poderá encontrar um leque variado de actividades;
- Combine com os seus amigos e organize jogos, futebol, voleibol, basquetebol, etc.;
- Pratique natação, caso se sinta à-vontade na água;

Comece a fazer actividade física hoje, pois amanha poderá já não ser necessário!

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal