NEWSLETTER
SETEMBRO 2011
Rotavírus
Dra. Eleonora Morais – Farmacêutica
O Rotavírus, vírus de RNA de dupla hélice pertencente à família Reoviridae, é o principal agente responsável pela gastroenterite viral no lactente e na criança pequena. A infecção por rotavírus é virtualmente impossível de prevenir, não se relacionando com o estrato social, a etnia, a nacionalidade ou o estado geral de saúde, sendo tão frequente nos países industrializados como nos em vias de desenvolvimento. (Ler mais)


Cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica destina-se aos pacientes com obesidade mórbida, fornecendo uma hipótese de perder peso e de reduzir os graves riscos associados a esta condição. O Dr. Celso Almeida e Silva, médico cirurgião, fala em entrevista dos procedimentos disponíveis e de como os mesmos podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes. (Ler mais)


Alimentação na adolescência
Dr. Miguel Andrade - Nutricionista
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o período da adolescência compreende o grupo etário entre os 10 e os 19 anos. Corresponde a uma das fases do crescimento e do desenvolvimento humano sendo caracterizada por grandes transformações fisiológicas, cognitivas e psicológicas. É a fase de transição entre a infância e a vida adulta. (Ler mais)


Caminhadas Saudáveis
Dr.ª Dina Camacho e Dr.ª Nélia Paulino - Fisioterapeutas
No Verão, o número de pessoas que realiza uma caminhada ou corrida, aumenta de forma significativa. Na verdade, a prática de actividade física deveria ser regular ao longo de todo o ano, devido aos benefícios associados. (Ler mais)


Integração Sensorial

Enf.ª Regina Freitas - Especialista em Saúde Infantil e Pediatria
Sabemos que é através dos sentidos que vamos interiorizando informações e que vamos percebendo o mundo que nos rodeia. Quando estes falham ou ficam alterados, o acesso ao mundo fica perturbado, não possibilitando a correcta percepção e interacção. (Ler mais)


O importante é praticar actividade física!

Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
Cada vez mais, notamos a necessidade de optarmos por uma vida mais activa, seja pelo “stress” do dia-a-dia, pelo tipo de alimentação que praticamos, por motivos de saúde ou para a melhoria de alguma doença. Existem cada vez mais pessoas sedentárias sem qualquer prática de actividade física, e se lhes perguntarmos porquê, a resposta mais ouvida será: “até gostava mas não tenho tempo”. (Ler mais)


Gatos: Principais doenças infecciosas
Dr Eduardo Hernandéz Loreto - Médico Veterinário
Neste artigo, vamos apresentar um resumo das principais doenças de origem infecciosa nos felinos, com excepção da Leucose Felina, que sobre a qual já nos debruçámos numa edição anterior. (Ler mais)


Breves

Descoberto inibidor de replicação do VIH/sida
Investigadores das universidades francesas de Estrasburgo e de Marselha anunciaram que descobriram as propriedades de uma proteína que impede a replicação do VIH/sida. A aplicação prática desta descoberta ainda poderá tardar vários anos, uma vez que será necessário realizar muitos testes. (Ler mais)


Hospitais têm de reduzir custos operacionais em 11%
Os hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde integrados no sector empresarial do Estado têm de reduzir os seus custos operacionais em 11% no próximo ano, de acordo com um diploma publicado no Diário da República. (Ler mais)


Chocolate reduz risco de doenças cardiovasculares
Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, apresentou um estudo segundo qual o consumo de produtos feitos à base de cacau pode contribuir para uma redução de 37% do risco de doenças cardiovasculares. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal