NEWSLETTER
JULHO 2011
E.coli
Dra. Ana Luísa Ramos - Farmacêutica
E.coli é a abreviatura da Escherichia coli, um bacilo anaerobio facultativo, ou seja, que pode habitar ambientes com ou sem oxigénio. Pode ser encontrado habitualmente no intestino humano e na maioria dos intestinos dos animais, fazendo parte da flora intestinal normal. Pertence a uma grande família de bactérias gram-negativas chamada Enterobacteriaceae, que inclui numerosas bactérias patogénicas como Salmonella, Shigella e Yersinia. (Ler mais)

Mecanismos de controlo do apetite e saciedade
Dra. Teresa São Marcos – Nutricionista
Não podemos falar de apetite e saciedade sem primeiro defini-los e diferenciá-los de outros dois conceitos a eles associados: fome e saciação. O apetite é resultante de um desejo de satisfazer um gosto ou necessidade, e como tal, leva a uma escolha alimentar específica. (por exemplo: apetite para um chocolate ou bacalhau com natas). (Ler mais)

Fibromialgia
A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crónica que afecta sobretudo as mulheres entre os 30 e os 50 anos de idade. O Dr. Mário Rodrigues, médico especialista em Reumatologia, fala em entrevista acerca dos sintomas desta síndrome e do seu tratamento. (Ler mais)


A criança e a nossa responsabilidade no seu desenvolvimento

Enf.ª Vera Lúcia Pestana e Enf.ª Márcia Sousa
Quando se fala de desenvolvimento infantil, fala-se de um processo físico normal e progressivo, de acordo com a idade aproximada e estádios de crescimento e desenvolvimento, desde o nascimento, através da infância até à idade adulta. Naturalmente, as crianças seguem padrões de desenvolvimento previsíveis, mas estes não são lineares nem contínuos. (Ler mais)

Leucose Felina
Dr Eduardo Hernandéz Loreto - Médico Veterinário
O vírus da leucose felina (FeLV), é um retrovírus, assim chamado devido à forma como se comporta dentro das células infectadas. Todos os retrovírus, incluindo o vírus da imunodeficiência felina (FIV) e vírus da imunodeficiência humana (HIV), produzem uma enzima, chamada “transcriptasa reversa”, a qual lhes permite inserir cópias do seu próprio material genético nas células infectadas. (Ler mais)

Breves

Portugueses gastam sete milhões de euros por mês em antibióticos

Portugal é o sexto país da Europa em termos de consumo de antibióticos “per capita”, com as aquisições destes fármacos a totalizarem mais de sete milhões de euros por mês. Nos últimos cinco anos, gastaram-se mais de 100 milhões de euros por ano, de acordo com o INFARMED. (Ler mais)


OMS recomenda colocação de imagens nos maços de cigarros
A Organização Mundial de Saúde (OMS) pretende que todos os países passem a incluir a exibição de imagens chocantes nos maços de cigarros, com vista a diminuir o consumo de tabaco. (Ler mais)


Pais obesos têm maior risco de ter filhos com excesso de peso

Os pais obesos têm um risco maior de ter filhos com excesso de peso, com o risco a aumentar quanto tanto a mãe da criança como o pai apresentam o problema, de acordo com um estudo italiano que envolveu mais de 40 mil crianças. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal