JUNHO 2011
ACTIVIDADE FíSICA PARA AS CRIANçAS
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Hoje em dia, existem cada vez mais crianças sedentárias, que não realizam actividades físicas pedagógicas de lazer e recreação essenciais para o bem-estar físico geral. As brincadeiras do antigamente, tais como os jogos de rua e outros, deram lugar aos divertimentos electrónicos, como a informática, a televisão, os DVDs, que ganham cada vez mais adeptos entre os mais novos.

Como consequência imediata desta “substituição”, verifica-se uma menor sociabilização entre as crianças e, por outro lado, um crescente sedentarismo da sociedade, começando logo na infância.

É evidente a necessidade de darmos aos nossos jovens a possibilidade de crescerem e se desenvolverem saudavelmente, em movimento e de forma coordenada, em ambientes saudáveis e lúdicos, tornando-se importante o desenvolvimento da educação motora e sensorial.

É desde cedo que se incute um modo de vida e uma prática activa, de maneira a que as crianças possam usufruir de todos os seus benefícios. A actividade física é, assim, uma componente imprescindível no crescimento e desenvolvimento infantil.

Como já é conhecido, a prática de actividade física proporciona variados efeitos benéficos na vida de uma pessoa, adquirindo uma importância maior no público infantil, e tem um papel importante em vários aspectos, desde o peso corporal, a resistência, desenvolvimento ósseo, coordenação motora, desenvolvimento sensorial, entre muitos outros. A criança, ao longo do seu crescimento, passa por vários estádios de desenvolvimento, em que surgem diversas habilidades psicomotoras que podem ser fortemente influenciadas pela actividade física.

Infelizmente, hoje em dia muitas das crianças não possuem as condições de antigamente, no sentido de terem um espaço seguro perto de casa, onde pudessem brincar com as outras crianças, por exemplo, ao apanha, às escondidas, ao futebol de rua, etc.. Isto deve-se a vários factores, como por exemplo, ao facto de hoje em dia muitas pessoas viverem em apartamentos.

Por outro lado, felizmente, hoje em dia a maioria dos pais já se preocupa em oferecer alguma actividade física aos seus filhos. Cada vez mais, tem-se falado na necessidade de ter um estilo de vida saudável e na importância de seguir uma alimentação equilibrada, associada à prática de actividade física.

Assim, aproveitando as diversas ofertas desportivas que encontramos hoje em dia nas diversas modalidades, é possível fazer com que a criança atinja um potencial de crescimento e desenvolvimento normal e, consequentemente, um bom nível de saúde.

Uma criança activa tem uma qualidade de vida melhor. Ela controla o seu peso, melhora a sua capacidade cardio-respiratória, dorme melhor, melhora o seu humor e sente-se mais feliz, o que traz resultados benéficos imediatos.

É igualmente importante salientar que a prática da actividade física serve também de prevenção para complicações patológicas e ajuda a controlar várias doenças, como por exemplo, a asma.

Uma consequência grave do sedentarismo infantil é a obesidade. Actividades de lazer, tais como, ver televisão, jogar videojogos e navegar na Internet parecem ser as principais responsáveis pelo aumento do sedentarismo nas crianças e adolescentes. Portugal é, neste momento, um dos países europeus com uma taxa de obesidade infantil mais elevada.

Não esqueçamos que a actividade física poderá:
- Proporcionar o desenvolvimento pessoal dos jovens, com favorecimento da auto-confiança, capacidade de iniciativa, criatividade e sentido crítico das responsabilidades;
- Promover o contacto directo com a natureza e o respeito pelo meio ambiente;
- Potenciar conhecimento da área onde a actividade se desenvolve, nas suas componentes desportiva, histórica, cultural, paisagística, artística, social e económica;
- Fomentar a educação cívica e a integração social dos jovens, através da participação e envolvimento em actividades culturais, desportivas e recreativas.

Recordando uma frase célebre, “As crianças são o futuro do País, por isso vamos cuidá-las para não virmos a pagar a factura no futuro”.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal