NEWSLETTER
JUNHO 2011
Vitamina D
Dra. S�nia Gon�alves - Farmac�utica
A Vitamina D � um micro-nutriente sol�vel em gordura com caracter�sticas de hormona ester�ide. Esta actua sobre os ossos, intestinos, sistemas imune e cardiovascular, p�ncreas, m�sculos, c�rebro e sobre o controlo dos ciclos de renova��o e crescimento celular. As suas fun��es primordiais s�o a manuten��o de concentra��es sangu�neas normais de c�lcio e f�sforo e a manuten��o dos ossos saud�veis. (Ler mais)

Disfun��o Er�ctil
Dr. Miguel Ribeiro - Farmac�utico
Nas �ltimas d�cadas, temos vindo a observar um aumento na esperan�a m�dia de vida, o que faz com que os idosos, e a sua qualidade de vida, sejam alvo de uma maior preocupa��o. Problemas que at� h� poucos anos eram pouco comuns, s�o agora mais frequentes devido ao envelhecimento da popula��o. (Ler mais)


Fracturas: preven��o de acidentes � fundamental
Entre as principais causas de fracturas e traumatismos podem ser encontrados os acidentes de trabalho e de via��o, que podem ser reduzidos atrav�s da observa��o das normas de seguran�a, defende em entrevista o Dr. Manuel Fran�a Gomes, m�dico ortopedista. (Ler mais)



Actividade f�sica para as crian�as
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educa��o F�sica
Hoje em dia, existem cada vez mais crian�as sedent�rias, que n�o realizam actividades f�sicas pedag�gicas de lazer e recrea��o essenciais para o bem-estar f�sico geral. As brincadeiras do antigamente, tais como os jogos de rua e outros, deram lugar aos divertimentos electr�nicos, como a inform�tica, a televis�o, os DVDs, que ganham cada vez mais adeptos. (Ler mais)

Dist�rbios alimentares: Uma realidade� por vezes escondida

Dr. Bruno Sousa - Nutricionista
As perturba��es alimentares reflectem-se habitualmente num consumo inadequado de alimentos, que vai repercutir-se inevitavelmente na sa�de f�sica, contudo h� que salientar a sua vertente psicol�gica. � primeira observa��o n�o existem grandes perturba��es de pensamento, �apenas� uma fixa��o e obsess�o no objectivo de emagrecer. Por�m, � esta interpreta��o minimalista que pode levar a que sejam consideradas com complac�ncia, subestimando a sua gravidade. (Ler mais)

Espor�o do Calc�neo
Dra. Joana Sousa - Podologista
O Espor�o do Calc�neo � uma patologia muito comum na pr�tica cl�nica de Podologia, caracterizando-se por fortes dores na regi�o do calcanhar, quando o paciente se apoia sobre os p�s e durante o caminhar. Pode ser facilmente confundida com �fasce�te plantar�, uma inflama��o muscular que tamb�m afecta a regi�o do calc�neo, mas estende-se at� � regi�o do m�dio-p� e n�o tem crescimento �sseo na sua inser��o. (Ler mais)

Legisla��o sobre animais de companhia
Dr. Paulo Ara�jo - M�dico Veterin�rio
Neste artigo iremos abordar a legisla��o que � fundamental ser do conhecimento do propriet�rio de um animal de companhia. Para simplificar, este tema ser� dividido em tr�s itens: obriga��es legais gerais; obriga��es legais dos propriet�rios de um can�deo de ra�a potencialmente perigosa e obriga��es legais para o transporte de um animal para um pa�s terceiro. (Ler mais)

Breves

E.coli: Infec��es s�o provocadas por nova estirpe
A Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS) anunciou que � uma estirpe nunca antes detectada da bact�ria e.coli que est� a provocar centenas de infec��es na Europa, sobretudo na Alemanha. (Ler mais)


Infec��es de HIV/sida diminuem na �ltima d�cada
O n�mero de novas infec��es pelo v�rus HIV sofreu uma redu��o de 25 por cento na �ltima d�cada, de acordo com um novo relat�rio da UNAIDS, a ag�ncia da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) para a Sida. (Ler mais)


Associa��o para Estudo da Dor quer mais informa��o
A Associa��o Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), que assinalou 20 anos de actividade a 4 de Junho, defende que � apostar na informa��o e na forma��o de profissionais para combater um problema que afecta mais de 30 por cento da popula��o portuguesa. (Ler mais)





 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal