MAIO 2011
CELULITE
Dra. Sofia Ferreira – Farmacêutica
sofia.ferreira@farmaciadocanico.pt

A celulite, termo vulgarmente usado para descrever a afecção que, atinge as camadas mais profundas da pele, designada por lipodistrofia, é consequência de uma série de alterações que ocorrem ao nível do tecido subcutâneo conjuntivo (ao nível da pele), do acumular de gordura e problemas na micro-circulação, que resultam no tão falado aspecto “casca de laranja” da pele, ao nível das coxas, nádegas, eventualmente abdómen e pernas.

Esta situação poderá ter origem na fraca/lenta circulação do sangue e linfa a esse nível que, por originar uma vasodilatação local, leva a uma fraca irrigação dessa zona e consequentemente originará comprometimento das trocas metabólicas. Poderá ser também, devido a retenção de líquidos nessas zonas, que leva ao acumular de toxinas: pensa-se que estas começam a provocar alterações nas fibras aí existentes, o que também leva a alterações nas trocas metabólicas entre o sangue, as células e o tecido conjuntivo.

Este processo faz com que o tecido conjuntivo fique privado em parte do oxigénio que necessita, entrando num processo de «asfixia», e começando sofrer uma transformação. Também as células gordurosas (adipócitos) com este processo tendem a ficar sobrecarregadas de gordura, pressionando mais os vasos sanguíneos locais. Desta forma, a circulação torna-se cada vez mais difícil, entrando em estase circulatória (dificuldade da circulação).

Na zona onde se localizam os adipócitos, que é a hipoderme (camada mais profunda da pele), existem fibras que fazem a ligação da superfície ao tecido mais profundo e com o aumentar do volume dos adipócitos estas fibras repuxam a pele para baixo, contribuindo para o agravar desta situação.

Em conjunto com as alterações circulatórias e a retenção de líquidos, também factores como a hereditariedade, sedentarismo e excesso de peso, alimentação desregrada, o álcool, açúcar e tabaco, stress e alterações hormonais, contribuem para a modificação do tecido subcutâneo, que posteriormente origina irregularidades na superfície da pele.

A celulite atinge uma grande percentagem das mulheres (cerca de 95 por cento), principalmente nas faixas mais sujeitas a alterações hormonais (puberdade, gravidez e uso de pílula). Mulheres com profissões que obriguem a passar o dia sempre na mesma posição e o uso de peças de vestuário muito apertado, estão mais propensas a esta situação, pois há dificuldade na circulação de retorno.

Esta afecção pode variar de intensidade, apresentando vários graus, de acordo com as alterações provocadas à superfície da pele:

    - Grau 0: não se verifica qualquer irregularidade na pele, quando a pessoa está deitada ou sentada, mas quando se pressiona a zona afectada com os dedos, surgem rugosidades;
    - Grau 1: não se verifica qualquer irregularidade na pele, quando a pessoa está deitada ou sentada, mas quando se pressiona a zona afectada com os dedos surgem rugosidades, depressões e covinhas;
    - Grau 2: a pele apresenta rugosidade e covinhas quando a pessoa está de pé, sem ser haver qualquer tipo de pressão sobre a pele, mas deitada não tem qualquer tipo de rugosidade;
    - Grau 3: pele apresenta rugosidade e covinhas quando a pessoa está de pé e deitada, podendo mesmo apresentar nódulos.

Tratamento
- Perda de peso – através de uma alimentação saudável e vida activa, este será o tratamento mais eficaz para reduzir a celulite. Diminuir a percentagem de gordura corporal e aumentar a percentagem de massa muscular, ajuda a melhorar a aparência da pele nas zonas afectadas e reduz a celulite.
- Laser, radiofrequência e infravermelhos;
- Massagens;
- Drenagem linfática (manual ou com aparelhos apropriados);
- Beber muita água (pelo menos 2 litros/dia), estimula os rins a funcionar, eliminando as toxinas acumuladas;
- Cremes cosméticos, que apresentam substâncias na sua composição que estimulam a circulação sanguínea e drenagem linfática. Estes deverão ser aplicados diariamente.

Prevenir é possível?
 O segredo para a prevenção de celulite passa por manter um peso ideal, através de uma alimentação regrada, equilibrada e diversificada e pela prática de exercício físico regular.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal