NEWSLETTER
MAIO 2011
Celulite
Dra. Sofia Ferreira – Farmacêutica
A celulite, termo vulgarmente usado para descrever a afecção que, atinge as camadas mais profundas da pele, designada por lipodistrofia, é consequência de uma série de alterações que ocorrem ao nível do tecido subcutâneo conjuntivo (ao nível da pele), do acumular de gordura e problemas na micro-circulação, que resultam no tão falado aspecto “casca de laranja” da pele, ao nível das coxas, nádegas, eventualmente abdómen e pernas. (Ler mais)

Enxaqueca
Dr. Élvio Sousa – Farmacêutico
A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa, pulsátil e recorrente, que normalmente afecta um dos lados da cabeça, embora possa afectar ambos. É uma dor repentina e pode ser antecedida ou acompanhada de sintomas visuais, neurológicos ou gastrointestinais. A frequência das enxaquecas é superior nas mulheres e afecta mais a faixa etária compreendida entre os 10 e os 30 anos de idade, podendo desaparecer após os 50 anos. (Ler mais)

Sinusite: não há razões para sofrer

A Sinusite consiste numa inflamação dos seios nasais que, para além do desconforto, pode ter consequências mais graves se não for tratada. Os tratamentos actuais permitem a cura da doença, levando à melhoria substancial da qualidade de vida dos doentes, sublinha em entrevista o Dr. Emanuel Gomes, médico especialista em Otorrinolaringologia. (Ler mais)


Fisioterapia e prevenção das dores nas costas desde a idade escolar
Dra. Matilde Andrade e  Dra. Filipa Abreu -Fisioterapeutas
Num momento em que Portugal atravessa uma crise financeira grave com consequências importantes na vida económica das famílias, é necessário continuar a dar prioridade à saúde e fazer tudo para garantir que, a todos níveis da sociedade, indivíduos e instituições, compreendam a importância dessa prioridade. (Ler mais)


Branqueamento Dentário
Dr. Fabião Castro Silva - Médico Dentista
O branqueamento dentário é um tratamento estético, que tem vindo a ser cada vez mais realizado como resposta às preocupações dos pacientes. Trata-se de uma técnica que, como o nome indica, promove o clareamento da superfície dentária através do contacto com substâncias activas. (Ler mais)


Alimentação na terceira idade
Dra. Catarina de Sousa Vieira - Nutricionista
O processo de envelhecimento inicia-se a partir do momento em que somos concebidos. No entanto, aceita-se geralmente como critério válido que uma pessoa é idosa acima dos 65 anos, apesar desta consideração nunca ser exacta. O envelhecimento é, portanto, um processo progressivo que nem todos os indivíduos sofrem com a mesma intensidade. (Ler mais)

Como evitar problemas urinários em gatos
Dr Eduardo Hernandéz Loreto  - Médico Veterinário
A população de gatos de companhia está a aumentar, uma vez que muitas famílias optam por viver em apartamentos e, desta forma, dão preferência a cães de pequeno porte e aos gatos. Desta forma, estes animais passam a ter um estilo de vida mais limitado, isto é, totalmente dependente dos donos, não só no que se refere à alimentação e higiene, mas também na gestão do tempo referente às diversas actividades, ao descanso e aos cuidados médicos. (Ler mais)

Breves

Governo corta despesa na Saúde em 550 milhões de euros até 2013
O acordo do Governo com a “troika” que negociou o pacote de ajuda económica a Portugal prevê um corte nas despesas com Saúde de 550 milhões de euros até 2013, de acordo com informações adiantadas pelo Diário Económico. (Ler mais)


Comparticipações em Portugal abaixo da média europeia

Portugal é um dos países da União Europeia em que o sistema de saúde menos contribui na comparticipação de medicamentos, com o utente a pagar um terço do valor dos remédios, segundo um estudo da Direcção Geral de Políticas Internas da União Europeia. (Ler mais)


Mexidas na política do medicamento “ineficazes”
Portugal registou uma média de três mexidas por ano na política do medicamento na última década, mas essas medidas de contenção da despesa pouco fizeram para evitar o crescimento dos gastos com remédios, conclui um estudo da Universidade Nova de Lisboa. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal