MARçO 2011
JOANETES
Dra. Joana Sousa - Podologista
podo.joana@gmail.com

Os joanetes são uma das mais comuns patologias da parte frontal do pé (antepé). Esta patologia consiste no alargamento da articulação metatarso-falângica do 1º dedo (hallux), sendo esta deformidade denominada Hallux Valgus ou Hallux Abductus Valgus (HAV). Este alargamento faz com que o hallux se desvie em direcção aos outros dedos mais pequenos, fazendo com que por vezes fiquem sobrepostos e em garra.

Com a ausência de tratamento adequado, a deformidade agrava-se podendo expor o osso a diversas pressões que, por sua vez, conduzem a um crescimento ósseo (exostose) - joanete. O joanete surge frequentemente associado a uma bursite (inflamação), tornando a patologia muito dolorosa.

Esta patologia pode ser causada por factores hereditários; estéticos (por exemplo, o uso de sapatos apertados, de salto alto, de ponta estreita) e/ou patológicos (doenças articulares, neurológicas, entre outras).

Os joanetes ocorrem com maior frequência no sexo feminino, numa razão de um homem para cada cinco mulheres, e na faixa etária dos quarenta a cinquenta anos. Nestas situações, é frequente apresentarem sintomatologia dolorosa na região do joanete e/ou sob a cabeça dos metatarsos (região plantar abaixo dos dedos). Também tendem a queixar-se da deformidade do pé e da consequente dificuldade em comprar calçado.

Não existe nenhum tratamento conservador que trate a deformidade já instalada, no entanto a podologia pode impedir que a deformação aumente. A realização e aplicação de ortóteses em silicone personalizadas servem para diminuir o desvio do hallux e/ou sobreposição deste sobre o segundo dedo.

 Uma outra intervenção podológica possível envolve a realização de suportes plantares personalizados (palmilhas), que acomodam melhor o pé e ajudam a corrigir a postura incorrecta que possa estar na origem desta patologia.

É possível prevenir joanetes, mesmo no caso de quem tem predisposição genética, sendo recomendado o uso de calçado confortável, de ponta larga e de couro maleável.
 
Lembre-se que o pé é a parte do corpo que é mais "castigada" no seu dia-a-dia e por isso deve proporcionar-lhe o maior conforto possível, usando o calçado mais adequado ao seu tipo de pé.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal