JANEIRO 2011
PARVOVIROSE CANINA
Dr. Eduardo Hernandéz Loreto - Médico Veterinário
convetcanico@gmail.com

A Parvovirose é uma das doenças mais comuns em cães. É uma infecção causada por um vírus, que é grave, altamente contagiosa e afecta o tracto gastrointestinal em cães jovens, podendo também afectar os adultos. Também pode danificar o músculo cardíaco em cachorros. Esta doença, que tem distribuição mundial, foi identificada em 1978, tendo-se desde então encontrado cepas mutantes do vírus. Apesar de existir uma vacina para prevenir a doença, alguns cães vacinados podem manifestar a doença.

A doença é transmitida através das fezes de cães infectados. Como o vírus é muito resistente a condições ambientais adversas, pode permanecer latente no ambiente durante meses. O vírus também pode ser encontrado em superfícies e objectos que tenham estado em contacto com fezes infectadas, tais como as solas de sapatos. Pode também contaminar superfícies como o canil, a comida, a água, recipientes, colares, trelas, etc.

Todos os cães estão em risco de ser afectados, no entanto, são os cachorros com menos de quatro meses e os cães que não foram vacinados contra a Parvovirose Canina que estão em maior risco de adquirir a doença. Os cachorros de raça são mais susceptíveis, sendo algumas raças mais susceptíveis ainda, nomeadamente o Rottweiler, o Dobermann e o Labrador.

A percentagem de mortalidade é muito alta e os sintomas incluem perda do apetite, vómitos, diarreia, desidratação e fezes com sangue. Por causa da forte desidratação, a morte geralmente ocorre entre 48 a 72 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Os cachorros com menos de três meses podem sofrer inflamação do músculo cardíaco. Nesta forma da doença, não aparece a diarreia e o cachorro pode morrer dentro de alguns minutos.

Não existe nenhuma cura para eliminar o vírus de um cachorro que foi infectado com Parvovirose. A única terapia que pode ser feita é a de sustentar a vida do animal, para evitar a morte por desidratação. Para tratar a Parvovirose, deve-se manter o equilíbrio de fluidos e electrólitos por via intravenosa e os cães doentes devem ser mantidos quentes e com uma nutrição adequada.

Convém ter em conta que o tratamento pode ser dispendioso e o cachorro pode morrer apesar de receber tratamento de emergência. O diagnóstico precoce, seguido de tratamento de emergência, pode promover a recuperação do seu animal de estimação, sem a introdução de novas complicações.

Como o vírus é altamente contagioso, os cães infectados devem ser isolados de outros cães para minimizar a propagação da infecção. É essencial realizar a limpeza e desinfecção dos canis contaminados e outras áreas onde os cães tenham estado alojados, assim como os utensílios por eles utilizados, para controlar a propagação do vírus. O desinfectante de eleição é a lixívia.

Como o tratamento do Parvovírus canino não é muito eficaz e a doença apresenta uma alta taxa de mortalidade, a melhor maneira de a combater é através da prevenção. A vacinação oportuna e a higiene são componentes essenciais na prevenção da doença, sendo que a desparasitação nos cachorrinhos desde muito cedo é também importante, pois ajuda no sentido de eliminar mais um factor de grande stress: os parasitas.

A vacinação é de extrema importância. É de toda a conveniência que levemos o nosso cachorrinho à primeira consulta a partir das seis semanas de idade, ou mesmo antes. O veterinário irá estabelecer um programa de eliminação e controlo dos diversos parasitas, assim como um plano de vacinações contra esta e outras doenças.

Até que o cachorro tenha recebido a série completa de vacinações, o seu proprietário deve ser muito cuidadoso e não permitir que o cão tenha contacto com outros cachorros ou locais onde estes se reúnem como por exemplo canis, lojas de animais, parques, escolas de obediência, mostras caninas ou empresas dedicadas à estética dos animais de estimação. As pessoas que têm contacto ou estão expostas a cães doentes, devem evitar a manipulação de outros cães ou, pelo menos, lavar as mãos e trocar de roupa antes de ter contacto com cães saudáveis.

A alimentação específica e adaptada a cada situação é também de muita importância. Hoje em dia, existem produtos alimentares destinados aos cachorros em crescimento que, devido à sua formulação exclusiva, selecção de matérias-primas de elevada qualidade e provada proveniência, e incorporação de aditivos alimentares especiais, permitem aumentar a digestibilidade, prevenindo desta forma doenças de tipo entérico. Existem ainda alimentos específicos para cachorrinhos em crescimento que manifestem diarreia ou vómitos, bem como alimentos baixos em gordura para cachorros que estão muito tempo sem ingerir qualquer tipo de alimento.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal