NEWSLETTER
JANEIRO 2011
Resistência a Antibióticos
Dr. João Cerqueira - Farmacêutico
A capacidade de curarem doenças infecciosas, confere aos antibióticos uma fama que em muito ultrapassa as suas propriedades farmacológicas. Contudo, o seu uso excessivo ou inadequado, na medicina humana e veterinária ou actividade agrícola, contribui para um crescimento rápido de estirpes de microrganismos resistentes aos antibióticos. Este fenómeno tem um elevado impacto na saúde pública. (Ler mais)

Cirrose Hepática
Dra. Eleonora Morais - Farmacêutica
A cirrose hepática pode ser definida como fibrose – deposição excessiva de componentes da matriz extracelular como colagénio, glicoproteínas, proteoglicanos - do parênquima hepático, resultando na formação de nódulos e na alteração da função hepática. Tudo isto acontece na sequência de um processo cicatricial contínuo, em resposta a uma lesão de carácter crónico ou, raramente, de carácter agudo no fígado. (Ler mais)

Hipertiroidismo
Dra. Gisele Amorim - Farmacêutica
A tiróide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Esta glândula sintetiza, armazena e secreta as hormonas tiróideas: a tiroxina (T4), a triiodotironina (T3) e a calcitonina. As hormonas T3 e T4 são criticamente importantes para o crescimento e desenvolvimento normais e para o metabolismo energético. A calcitonina está envolvida no controle do cálcio plasmático. (Ler mais)

Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença crónica que afecta o sistema digestivo, estando as suas causas ainda por determinar. O Dr. José Carlos Martins, médico, especialista em Gastroenterologia, fala em entrevista acerca das principais características desta doença ainda pouco conhecida do público em geral. (Ler mais)


Hidroterapia
Dra. Carolina Freitas e Dra. Marisol Canada - Fisioterapeutas
A Fisioterapia é uma área da saúde muito abrangente, sendo capaz de intervir efectivamente a vários níveis, como é o caso do cardio-respiratório, do neuro-músculo-esquelético, neurológico, e também pediátrico. O seu objectivo major é a máxima funcionalidade do utente e consequente melhor qualidade de vida. (Ler mais)


Brinquedos e Brincadeiras
Enf.ª Vera Lúcia Pestana - Especialista em Saúde Infantil e Pediatria
Brincar é um acto social, um caminho para a comunicação para consigo próprio e para com os outros, experimentando e compreendendo o mundo, construindo e testando os seus sentimentos, inseguranças e medos. A descoberta de que as experiências da primeira infância moldam profundamente o cérebro das crianças tem vindo a alterar a forma como encaramos as necessidades infantis. (Ler mais)


Parvovirose Canina
Dr. Eduardo Hernandéz Loreto - Médico Veterinário
A Parvovirose é uma das doenças mais comuns em cães. É uma infecção causada por um vírus, que é grave, altamente contagiosa e afecta o tracto gastrointestinal em cães jovens, podendo também afectar os adultos. Também pode danificar o músculo cardíaco em cachorros. Esta doença, que tem distribuição mundial, foi identificada em 1978, tendo-se desde então encontrado cepas mutantes do vírus. (Ler mais)

Breves

Vendas de pílula do dia seguinte aumentam 21% em 2010

As vendas da pílula do dia seguinte em Portugal totalizaram mais de 263 mil unidades no ano passado, números que representam um aumento de 21 por cento em termos homólogos, de acordo com dados avançados pela IMS Health. (Ler mais)


DGS apela a vacinação contra gripe
A Direcção Geral da Saúde renovou os apelos à população para vacinar-se contra a gripe, apesar de indicar que a actividade gripal continua moderada. Até ao momento, registaram-se neste Inverno quatro mortes: três por Gripe A e uma por B. (Ler mais)


Consumo de antidepressivos em crescimento
Nos últimos cinco anos, o consumo de ansiolíticos e antidepressivos aumentou 25 por cento, de acordo com a última avaliação Plano Nacional de Saúde, relativa ao período 2004-2010. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal