NEWSLETTER
DEZEMBRO 2010
Intoxicações por Salmonela
Dra. Sónia Gonçalves - Farmacêutica
A salmonela é um dos principais agentes envolvidos em intoxicações alimentares em países desenvolvidos. A contaminação é frequente, apesar das medidas de higiene e de controlo divulgadas. O termo "salmonela" representa o grupo de bactérias do género Salmonella spp. Elas estão amplamente distribuídas na natureza, mas vivem principalmente no organismo do homem e dos animais. (Ler mais)

Gases Gastrointestinais
Dr. Élvio Sousa - Farmacêutico
A presença de gás intestinal (meteorismo, flatulência) é uma queixa comum, ouvida pelos farmacêuticos, e apesar de não constituir um problema médico grave, pode ser desconfortável e embaraçoso. Geralmente, a acumulação de gases, a distensão e a flatulência apresentam cursos intermitentes (por vezes frequentes, por vezes raros). (Ler mais)

Dermatite Atópica
A Dermatite Atópica é uma doença crónica de pele que afecta sobretudo bebés e crianças. A Dra. Susana Oliveira, médica, especialista em Imunoalergologia, fala em entrevista dos tratamentos disponíveis actualmente e dos cuidados a ter para amenizar os efeitos desta doença. (Ler mais)


O Animal Sénior
Dr. Paulo Araújo - Médico Veterinário
Tal como nos humanos, a esperança de vida dos canídeos e felídeos tem vindo a aumentar, quer devido à evolução da medicina veterinária, quer também pela consciência por parte dos proprietários da importância dos procedimentos profiláticos. O aumento da esperança de vida dos nossos animais também contribuiu para o aumento das patologias próprias dos animais séniores. (Ler mais)

Produtos light e diet
Dra. Diana Silva - Nutricionista
Hoje em dia, quando nos deslocamos a um supermercado, encontramos corredores repletos de alimentos com as mais diversas menções alimentares. Muitas delas não percebemos, ou alteramos, inadvertidamente, o seu significado. É verdade que os produtos possuem um cartão-de-visita, o rótulo, onde encontramos um conjunto de informações relativas à composição, quantidade, qualidade, validade, entre outras características. Mas os consumidores lêem estas informações? (Ler mais)

Importância da Prescrição do Exercício
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
No contexto do “Fitness” e com a crescente preocupação com a implementação de estilos de vida saudáveis, assiste-se à necessidade de uma intervenção qualificável do exercício físico junto de cada indivíduo, único quanto às suas características, necessidades e objectivos. (Ler mais)


Metatarsalgia
Dra. Joana Sousa - Podologista
A Metatarsalgia é uma dor na parte anterior do pé com uma localização mais precisa nas cabeças dos metatarsos (zona abaixo dos dedos). As causas da metatarsalgia são múltiplas, podendo ser divididas em duas grandes categorias: causa mecânicas e causas não mecânicas. (Ler mais)


Breves

Petição para repor preços nos medicamentos entregue no Parlamento
Uma petição para revogar o decreto-lei que permite a retirada do preço das embalagens dos medicamentos comparticipados foi entregue no final do mês de Novembro na Assembleia da República, tendo sido reunidas mais de 150 mil assinaturas. (Ler mais)


Diabetes pode reduzir esperança de vida em mais de oito anos
A diabetes pode reduzir em a esperança de vida em pessoas com mais de 50 anos em cerca de oito anos e meio, de acordo com um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. (Ler mais)


OCDE diz que Portugal é dos países mais eficientes na despesa em saúde

De acordo com um estudo levado a cabo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), entre 1997 e 2007, Portugal foi o terceiro país, entre os membros da organização, a melhor usar os gastos na saúde para aumentar a esperança de vida à nascença. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal