NOVEMBRO 2010
O “PESO” DAS MEDIDAS
Dra. Mónica Faria - Nutricionista
monicaftf@gmail.com 

Estará o seu peso dentro dos valores recomendados? Será magro(a), obeso(a), terá peso normal ou apenas um ligeiro excesso de peso? O peso considerado individualmente não lhe responde a esta questão, pois o peso adequado a cada indivíduo está relacionado com a respectiva estatura.

Pode rapidamente desfazer esta dúvida utilizando um indicador conhecido por “Índice de Massa Corporal” (IMC). Esta ferramenta está amplamente relacionada com a quantidade de gordura corporal, o risco de várias doenças, bem com a mortalidade.

Calcula-se através da seguinte fórmula:

        IMC=                    peso (kg)

                      estatura (m) x estatura (m)



Aplique a fórmula utilizando os seus dados (peso e estatura).

Com base na tabela seguinte, verifique em que classe de IMC está o valor obtido e respectivo risco de complicações (comorbilidades) para a saúde associadas ao sobrepeso.

Classes de IMC (Kg/m2)

Classificação

Risco de Co-morbilidade

<18,5

Baixo peso

Baixo (risco aumentado de outros problemas clínicos)

18,5 – 24,9

Peso normal

Médio

25 – 29,9

Pré-obesidade

Aumentado

30 – 34,9

Obesidade grau 1

Moderado

35 – 39,9

Obesidade grau 2

Grave

≥ 40

Obesidade grau 3

Muito grave

 (Fonte: Organização Mundial de Saúde, 2000)

Exemplificando:
Um indivíduo que pesa 67 kg e mede 160 cm, apresenta:     
IMC=        67 kg                                                  IMC = 26,2 Kg/m2
              (1,6m x 1,6m)
 
Assim sendo, o indivíduo tem um IMC de 26,2 Kg/m2 indicando uma “pré-obesidade” e um risco de comorbilidade “aumentado”.

Como pode verificar na tabela, na classe de IMC do “peso normal” existe menor risco de complicações de saúde associadas à gordura corporal, risco este que é aumentado à medida que o sobrepeso se agrava.

Esta classificação da OMS aplica-se apenas a indivíduos dos 18 aos 65 anos. Nas restantes faixas etárias, devido à especificidade da composição corporal, seja no início de vida como no final, são necessárias classificações diferentes.

Limitações na utilização do IMC

Este método apresenta limitações, não sendo indicado a:
•    Grávidas
•    Desportistas - por não permitir diferenciar entre o peso derivado da gordura (massa gorda) e o peso proveniente do tecido muscular, ósseo, órgãos, água ou outro isento de gordura (massa magra). Nestes indivíduos, valores elevados de IMC devem-se à abundância em massa magra e não propriamente de massa gorda, não devendo classificar-se como obesos.

Outra limitação prende-se com o facto do IMC não fornecer informação sobre a localização da deposição de gordura, sendo este parâmetro importante, uma vez que a localização anatómica da gordura corporal pode modificar o risco de saúde.

Perímetro da Cintura

A medição do perímetro da cintura constitui outro parâmetro de grande interesse clínico, pois está relacionado com a gordura intra-abdominal. A gordura intra-abdominal está associada ao desenvolvimento da maioria das complicações de saúde relacionadas com o excesso de peso, nomeadamente, a hipertensão arterial, diabetes tipo 2, alterações do colesterol e triglicéridos plasmáticos.

A medição efectua-se fazendo passar uma fita métrica pela cintura, mais propriamente no ponto médio entre o rebordo inferior da última costela e a crista ilíaca (ponta do osso da bacia). Na maior parte dos indivíduos coincide com a linha que passa um centímetro acima do umbigo.

Classificação dos valores de perímetro da cintura:

A classificação para homens e mulheres é distinta. Verifique então em que classe se situa o seu perímetro da cintura.

 

Perímetro da cintura (cm)

Risco de complicações metabólicas

Homem

Mulher

Aumentado

≥ 94

≥ 80

Muito aumentado

≥ 102

≥ 88

 (Fonte: Organização Mundial de Saúde, 2000)

Tenha em consideração que:

•    Se o IMC estiver no intervalo de peso normal e o perímetro da cintura for superior a 94-102 cm nos homens e 80-88cm nas mulheres, existe um excesso de gordura abdominal que, por si só, vai aumentar o risco de problemas de saúde.
•    Se o IMC for superior a 35 Kg/m2, a utilização do perímetro da cintura torna-se dispensável, pois tais valores de IMC traduzem, por si só, um risco importante para a saúde, independentemente da localização da massa gorda.

A determinação do “IMC” e do “perímetro da cintura” é fácil de efectuar e fundamental na auto-vigilância da sua saúde. Valores fora das classes “normais” são sinais de alerta que não deve menosprezar. Neste caso, equacione a ideia de solicitar ajuda aos profissionais de saúde.

Tenha sempre presente que a adopção de estilos de vida saudáveis, que promovam hábitos alimentares saudáveis e a prática frequente de actividade física, são benéficos para a sua saúde. Seja o primeiro a olhar por si!








 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal