NOVEMBRO 2010
CUIDE DA COLUNA DO SEU FILHO!
Iolanda Correia - Enfermeira Especialista em Reabilitação
iolacorreia_@hotmail.com

Nos dias de hoje, entre as principais causas de incapacidade e de absentismo laboral, estão as doenças músculo esqueléticas, as quais podem ter início na infância. Portugal é um dos Estados-membros da União Europeia (UE) com maior predominância de trabalhadores que sofrem de dores nas costas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 85 por cento da população tem, teve ou terá um dia dores lombares, problemas que começam na infância, quando o esqueleto ainda está em formação e qualquer “abuso” pode comprometer o seu equilíbrio.

As lesões músculo-esqueléticas, são lesões cumulativas resultantes da exposição repetida a esforços mais ou menos intensos ao longo de um período de tempo prolongado, as quais podem ser originadas por:

•    Postura, transporte e manuseamento das mochilas;
•    Posturas inadequadas quando sentados (no sofá, computador,..)
•    Mobiliário escolar não adequado às características individuais de cada criança, entre outros.

Segundo estudos efectuados a crianças com idades superiores aos 6 anos, 65,7 por cento referiram fadiga e 46,15 por cento sentiam dores nas costas. Algumas dessas crianças transportavam mochilas com 22 por cento do seu peso corporal. As deformações da coluna que afectam as crianças, não têm origem apenas no peso das mochilas, mas também no seu tamanho e na forma como são transportadas.

São três os desvios posturais:

•    Escoliose, que pode ser provocada quando o aluno deixa a mochila apoiada em apenas um ombro;
•    Cifose;
•    Lordose - estas duas últimas podem acontecer por acomodação devido ao excesso de peso.

Crianças com deformidades na coluna raramente sentem dor. Por surgir de forma silenciosa e insidiosa, na maioria dos casos só é observado pelos pais e professores num estado avançado ou só se revelam numa fase adulta, o que se torna mais gravoso.

Nos casos em que a criança apresenta dores, pode apresentar deficit na atenção e, como tal, na aprendizagem. A fraqueza muscular devido ao sedentarismo, pode estar na origem do problema, por isso torna-se importante praticar exercício físico ao ar livre, promovendo a coordenação e o desenvolvimento. Uma alimentação saudável, hábitos de sono e repouso também são muito importantes. Observe se os seus filhos se sentam com uma postura correcta.  

A mochila ideal

•    Evite mochilas grandes de mais, pois a largura destas não deverá exceder a largura das costas da criança;
•    Uma mochila vazia não deve pesar mais do que 500 gramas;
•    Deverão ter três pontos de apoio, duas alças nos ombros e um cinto regulável à volta da cintura, evitando desta forma que a mochila oscile, ajudando assim a repartir o peso entre os ombros e a zona lombar;
•    O fundo da mochila deve ficar apoiado na curva da zona lombar. Nunca deve ficar a mais de 10 centímetros abaixo da região da cintura da criança.
•    As alças devem ser ajustáveis e ter pelo menos, 4cm de largura na zona dos ombros, não devem estar muito juntas (para evitar que rocem no pescoço da criança) nem muito afastadas (para evitar que caiam dos ombros) e também ajustáveis. Uma mochila solta nas costas pode puxar o corpo para trás e forçar os músculos, além de fazer a criança curvar os ombros para facilitar o equilíbrio da pasta sem apoio.  
•    As costas da mochila devem ser rígidas e acolchoadas. É importante que se adapte bem às costas das crianças.

As mochilas com rodinhas, para além de serem mais pesadas, só devem ser utilizadas se não existirem lances de escadas e caminhos empedrados, assim como se não tiverem que utilizar transportes públicos. Para além disso, a forma de a transportar pode não a ser a mais correcta, induzindo a movimentos de torção / postura forçada.

Uma mochila “cheia” não deve pesar mais de 5 por cento do peso da criança em idade pré-escolar. Nas crianças (em idade escolar) e adolescentes não deve ultrapassar os 10 por cento do seu peso corporal. O ideal seria que as escolas tivessem armários para guardar material e livros.

Quando arrumar a mochila do seu filho, tenha em atenção ao seguinte:
 
•    Os livros mais volumosos devem ficar junto às costas da criança, ou seja, na parte de trás da mochila.

•    Disponha os livros e outros materiais de uma maneira que não fiquem soltos lá dentro, provocando movimentos de desequilíbrio. Os bolsos e compartimentos da mochila, são práticos, pois permitem organizar melhor o seu conteúdo, contudo podem ser uma tentação para a criança arrumar objectos desnecessários.

•    Verifique e certifique-se diariamente de que o seu filho leva para a escola o material necessário para aquele dia. Cabe à família ajudar, orientando a criança a transportar somente o que é necessário para a escola, pois as crianças enchem as mochilas com livros, cadernos, para não falar dos objectos de culto, tornando-as mais pesadas.

•    Os cadernos devem ser leves e simples (sem capas pesadas e argolas).

Observe

Torna-se importante que os pais tenham atenção à postura dos seus filhos e, caso observem assimetrias do tronco, deverão recorrer aos Serviços de Saúde, pois quando são detectadas a tempo, podem ser corrigidas.

•    Observe os ombros da criança quando marcha. Eles devem estar alinhados. Quando os braços estiverem paralelos ao corpo, a distância entre os ombros e a anca deve ser igual dos dois lados.

•    Preste atenção à sua postura quando está de pé. Se ela concentrar o peso na mesma perna, pode estar a tentar corrigir algum desvio. Crianças muito tímidas tendem a adoptar uma postura cifótica.

•    Observe a costura traseira das calças. Ela deve ficar centralizada nas nádegas. Se isso não acontecer, pode ser sinal de algum problema.


 


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