NEWSLETTER
NOVEMBRO 2010
Toxicodependência: Centro de Santiago ajuda a reconstruir vidas
O flagelo da droga é um problema transversal na sociedade, podendo afectar pessoas de todos os extractos sociais. A Dra. Manuela Parente, psicóloga clínica, coordenadora da Unidade de Tratamento da Toxicodependência do Centro de Santiago, explica em entrevista como são apoiadas as pessoas que pretendem deixar o consumo, bem como as suas famílias. (Ler mais)


Cólicas
Dra. Sofia Ferreira - Farmacêutica
Cólica é definida como um choro intenso, que dura mais de três horas por dia, durante pelo menos três dias na semana, pelo menos durante três semanas. O termo cólica deriva do grego kolikos ou Kolon, sugerindo que algum distúrbio ao nível do tracto gastro-intestinal está a ocorrer. (Ler mais)



Glaucoma
Dra. Cristiana Areias - Farmacêutica
O glaucoma é uma das principais causas da cegueira em Portugal, sobretudo entre as pessoas mais idosas. No entanto, a perda de visão provocada pelo glaucoma é evitável se for possível um diagnóstico precoce da doença. Esta doença é definida como um grupo de doenças oculares em que se observa alteração do nervo óptico, que consequentemente leva a uma diminuição da capacidade visual. (Ler mais)


Cuide da coluna do seu filho!
Iolanda Correia - Enfermeira Especialista em Reabilitação
Nos dias de hoje, entre as principais causas de incapacidade e de absentismo laboral, estão as doenças músculo esqueléticas, as quais podem ter início na infância. Portugal é um dos Estados-membros da União Europeia (UE) com maior predominância de trabalhadores que sofrem de dores nas costas. (Ler mais)


A posição dentária e a articulação das palavras
Dr. João Bosco da Costa de Castro - Médico Dentista
A capacidade de falar e de sorrir é exclusiva da espécie humana e um dos expoentes máximos do homo sapiens sapiens, ou homem actual. Já Homero, grande poeta grego da antiguidade (cerca de 850 A.C), se referia a esta função dizendo ser, “a fala, esse delicioso festim dos nossos pensamentos ”. (Ler mais)



Principais cuidados nas aves de estimação
Dr. Eduardo Hernandéz Loreto - Médico Veterinário
Desde há muito tempo que o homem resolveu incorporar na sua vida a convivência com as mais diversas aves, seleccionadas tanto pela sua beleza como pela sua capacidade de vocalização, canto ou imitação. O presente artigo não pretende abranger todas as particularidades das diversas espécies de aves, pois a variedade das mesmas é grande: incidiremos apenas naquelas que podem ser encontradas com maior frequência nos nossos lares. (Ler mais)


O “peso” das medidas
Dra. Mónica Faria - Nutricionista
Estará o seu peso dentro dos valores recomendados? Será magro(a), obeso(a), terá peso normal ou apenas um ligeiro excesso de peso? O peso considerado individualmente não lhe responde a esta questão, pois o peso adequado a cada indivíduo está relacionado com a respectiva estatura. Pode rapidamente desfazer esta dúvida utilizando um indicador conhecido por “Índice de Massa Corporal” (IMC). (Ler mais)


Breves

Investigador português cria fígado humano em laboratório
Uma equipa de investigadores do laboratório de Medicina Regenerativa da Universidade de Wake Forest, liderada pelo português Pedro Baptista, conseguiu criar pela primeira vez em laboratório um fígado humano. (Ler mais)



Médicos dentistas chamam atenção para branqueamentos “ilegais”
Há branqueamentos dentários a laser que estão a ser feitos de forma ilegal em cabeleireiros, esteticistas, “spas” e parafarmácias, podendo representar um perigo para a saúde pública, de acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas. (Ler mais)



Descoberto método para fazer sangue a partir de células da pele
Investigadores canadianos do Instituto McMaster da Escola de Medicina Michael G. DeGroote descobriram um novo método de fabricar sangue a partir de pele humana, de acordo com um estudo publicado na revista “Nature”. (Ler mais)







 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal