OUTUBRO 2010
CICLISMO “INDOOR”
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
ondarevital@galoresort.com

Dentro de uma panóplia de actividades que os ginásios apresentam actualmente, encontramos o “Cycle”, designação generalista que se refere a todas as vertentes de aulas de grupo praticadas no ginásio com uma bicicleta estacionária e com diferentes níveis de resistência. Os diferentes programas apresentam uma forte concorrência entre eles, devido ao facto de todos convergirem para o mesmo objectivo. São das aulas mais procuradas nos ginásios, sendo praticadas por milhões de pessoas em todo o mundo, devido à forte componente aeróbica que possuem.

Em que consiste?

De forma muito simplista, podemos dizer que se tratam de aulas de grupo ministradas por um técnico credenciado na área e que ao ritmo da música utilizam bicicletas estacionárias com um sistema de controlo de resistência.

Programas

Apesar de existirem diversas vertentes e diversas designações para este tipo de aulas, iremos abordar as mais comuns e as mais conhecidas no nosso dia-a-dia, nomeadamente o Indoor Cycling, o Spinning e o RPM.

Apesar de ser óptimo o aparecimento de novas variantes da modalidade, é necessário ter algum cuidado neste âmbito, pois uma nova variante não deve ser desenvolvida “de um dia para o outro”, sendo necessário analisar e equacionar correctamente todos os seus aspectos. “Pior do que não ter variedade é ter más actividades”

Indoor Cycling - uma aula de grupo, realizada dentro de uma sala com desafios, psíquicos e físicos, do ciclismo no exterior. É um exercício acessível a todos, atletas ou principiantes. A motivação do grupo, da música e do professor, tornam esta aula mais divertida e menos monótona que o trabalho individual.

Spinning – é um programa de treino cardiovascular, sem competição, que respeita  a individualidade de aptidão física, praticado sobre uma bicicleta estacionária. Promove uma conexão ímpar do trabalho físico e mental, com forte componente filosófico. As aulas são chamadas de “sessão treino”, visando o objectivo de cada aluno individualmente, apesar do trabalho em grupo.

RPM – “é o treino no qual pedala ao ritmo de música poderosa. Enfrente o terreno com o seu chefe de equipa inspirador que guia o pelotão através de subidas, rectas, picos de montanha, provas cronometradas e treinos intervalados. Descubra o seu atleta interior – transpire e queime calorias para alcançar o êxtase induzido por endorfinas" (www.manz.pt)

Todas estas variantes convergem em direcção aos mesmos objectivos, entre eles o facto de ser possível cada praticante ser orientado para a obtenção do seu nível alvo. Todas se realizam em cima de uma bicicleta estacionária, baseando-se no simples movimento de pedalar, ao som de diferentes ritmos musicais e o que distingue os programas é o método de treino usado para garantir uma melhor condição física aos seus praticantes.

Considerações importantes

•    Programas simples mas bem detalhados;
•    Bicicletas estacionárias, especialmente desenhadas para este tipo de aula, que permitem ajustar diferentes níveis de resistência (maior ou menor força a desenvolver);
•    Aulas estruturadas em períodos de treino, tendo em conta a intensidade das mesma e com capacidade de ser individualizadas;
•    Muito importante que o aluno seja informado das normas de segurança, antes de cada aula;
•    Garrafa de água, para se manter hidratado;
•    Toalha;
•    Roupas apropriada e frescas que permitam a evaporação do suor;
•    Um dos principais problemas de quem inicia um programa de bicicleta é o incómodo sentido nos músculos e ossos da bacia, que estão em contacto com o selim. Para minorar este inconveniente, use uns calções de ciclismo almofadados, ou uma cobertura em gel no seu selim;
•    Um monitor de frequência cardíaca poderá ser adequado para aqueles gostam de monitorizar o seu treino mais ao pormenor.

Para que idades é aconselhada a prática?

A prática é aconselhada para qualquer idade, porque tem como objectivo desenvolver a resistência dos aparelhos circulatório e respiratório, bem como o fortalecimento muscular, sobretudo dos membros inferiores, nádegas, abdominais e extensores da coluna e porque é possível ajustar aos objectivos de cada pessoa. Comparativamente com outras formas de treino cardiovascular, tem a grande vantagem de não ter impactos no solo nem de ser necessário suportar o peso corporal.

Ao contrário de outras modalidades, não existe uma supremacia de um dos sexos em termos de número de praticantes, sendo igualmente popular entre ambos.

Apesar de na nossa ilha possuirmos ao longo de todo o ano condições climatéricas muito favoráveis à prática regular de actividade física no exterior, convido todas as pessoas, inclusive aqueles que habitualmente fazem ciclismo ou outra actividade na rua, a experimentar este tipo de actividade como complemento ao seu treino, uma vez que o mesmo poderá ser, sem dúvida, uma mais-valia para a obtenção da forma física desejada.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal