OUTUBRO 2010
COMO ESTãO OS SEUS RINS? AVALIE A SUA CREATININA
Dra. Carla Silva - Farmacêutica
carla.silva@farmaciadocanico.pt

Os rins são dois órgãos vitais, em forma de feijão, aproximadamente do tamanho de um punho. São responsáveis por muitas funções no organismo, de forma a manter o sangue limpo e quimicamente equilibrado. Para além de excretar substâncias tóxicas, como a ureia e creatinina, através da produção de urina, os rins desempenham muitas outras funções:
  • São responsáveis por manter o equilíbrio de electrólitos (tais com sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo) no corpo humano;
  • Regulam o equilíbrio ácido-base, mantendo o pH do sangue constante;
  • Eliminam substâncias estranhas ao organismo, como por exemplo produtos resultantes do metabolismo dos medicamentos;
  • Produzem hormonas, tais como: eritropoietina (estimula a produção de glóbulos vermelhos) e aldosterona (aumenta a pressão arterial);
  • Modificam a forma da vitamina D, de modo a que esta possa exercer a sua função, nomeadamente aumentar a absorção de cálcio no intestino e facilitar a formação normal dos ossos.
Danos renais podem ocorrer, ao longo de anos, de forma silenciosa. Muitas pessoas que têm doença renal crónica não o sabem, porque os primeiros sinais podem ser muito subtis. Muitos dos sintomas podem, inclusive, estar relacionados com outros problemas que não doença renal.

1.    Mudanças na micção
Os rins produzem urina, logo, quando o seu funcionamento está afectado, a urina pode mudar. As pessoas podem ter que se levantar durante a noite para urinar, podem urinar com menos frequência e podem sentir pressão e ter dificuldade em urinar. A urina pode ser espumosa, apresentar cor escura ou pode conter sangue.

2.    Inchaço
Se os rins não estiverem a funcionar bem, não removem os fluidos em excesso no nosso organismo, o que origina inchaço nas pernas, tornozelos, pés, rosto e/ou mãos.

3.    Cansaço
Rins saudáveis produzem eritropoetina que manda o nosso corpo produzir os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigénio. Quando os rins não funcionam bem, produzem menos eritropoetina. Com menos glóbulos vermelhos para transportar o oxigénio, os músculos e o cérebro ficam cansados com muita facilidade. A esta condição chama-se anemia, e pode ser tratada.

4.    Irritação/Comichão na pele
Os rins removem o “lixo” do sangue. Quando os rins deixam de funcionar bem, a acumulação de resíduos no sangue pode causar comichão severa.

5.    Sabor metálico na boca/ Hálito a amónia
A acumulação de produtos tóxicos no sangue pode levar a que a comida tenha um sabor diferente e cause mau hálito. Pode deixar de gostar de comer carne, ou começar a perder peso, porque, simplesmente não lhe apetece comer.

6.    Náuseas e Vómitos
A náusea e o vómito são sintomas gerais e inespecíficos, que chamam a atenção para um problema do organismo.

7.    Dificuldade em respirar
A dificuldade em respirar pode estar relacionada com os rins de duas formas. Primeiro, o excesso de fluidos no corpo pode acumular-se nos pulmões. Segundo, a anemia pode deixar o corpo sedento de oxigénio e originar falta de ar.

8.    Sentir Frio
A anemia pode levá-lo a sentir frio constantemente, mesmo numa sala aquecida.

9.    Tonturas e Problemas de Concentração
A anemia relacionada com o deficiente funcionamento renal leva a que o cérebro não tenha oxigénio suficiente. Isto pode conduzir a problemas de memória, dificuldade de concentração e tonturas.

10.    Dor nas costas
Algumas pessoas com problemas renais podem ter dores nas costas ou do lado relacionado com o rim afectado.

Porque qualquer pessoa pode ter doença renal sem nenhum sintoma, existem testes que podem ser feitos para despistar esta situação:

Controlo da pressão arterial - A pressão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos renais, originando doença renal.

Pesquisa da albumina na urina - A albumina é uma proteína muito grande para passar através dos rins saudáveis. Se os rins estiverem danificados, a albumina pode passar para a urina.

Determinação da creatinina no sangue - A creatina é uma fonte de energia armazenada nos músculos, pode ser produzida pelo nosso organismo ou obtida por ingestão de carne. A creatinina é produzida no músculo, a partir da creatina, e libertada na corrente sanguínea. A creatinina é o marcador mais importante da função renal pelo facto de ser produzida de forma constante pelos músculos e eliminada através dos rins pela urina. A insuficiência renal causa um aumento dos níveis de creatinina no sangue.

É importante reter que, numa fase inicial, a doença renal não apresenta sintomas. Diabetes, pressão arterial elevada, doenças cardíacas e história familiar de doença renal crónica são factores de risco. A doença renal pode ser tratada, quanto mais cedo começar melhor.

Testes à urina e ao sangue podem despistar esta patologia. Na sua farmácia, pode esclarecer as suas dúvidas e realizar testes que permitam avaliar o funcionamento dos seus rins.

Colaboradora da Farmácia do Caniço desde 2009.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal