NEWSLETTER
OUTUBRO 2010
Como estão os seus rins? Avalie a sua Creatinina!
Dra. Carla Silva - Farmacêutica
Os rins são dois órgãos vitais, em forma de feijão, aproximadamente do tamanho de um punho. São responsáveis por muitas funções no organismo, de forma a manter o sangue limpo e quimicamente equilibrado. Para além de excretar substâncias tóxicas, como a ureia e creatinina, através da produção de urina, os rins desempenham muitas outras funções. (Ler mais)


Suplementos Vitamínicos
Dra. Ana Ramos - Farmacêutica
Com o fim do Verão e o início das aulas e da vida profissional, é exigido ao organismo um maior desempenho, tanto a nível físico como intelectual. Quem tem uma  alimentação equilibrada e diversificada encontra-se preparado para fazer face a estas exigências, mas quem não tem, terá maior dificuldade. (Ler mais)


Doenças de pele: Psoríase
A Psoríase é uma doença crónica da pele que afecta cerca de 2 por cento da população portuguesa. O dermatologista Dr. Jorge Marote, fala em entrevista acerca desta doença, com ênfase nos conselhos práticos que podem contribuir para amenizar os seus efeitos e sublinha a importância de haver mais informação sobre a mesma, de maneira a evitar que os doentes sejam marginalizados. (Ler mais)


Prevenção em saúde oral
Sofia Pinto - Médica Dentista
Sem dúvida que entre as doenças mais comuns que afectam toda a população, sem distinção de idade, encontramos aquelas que envolvem a área oral. Uma boa higiene oral é uma das medidas mais importantes que devem ser adoptadas para manter os dentes e gengivas saudáveis. Dentes saudáveis não só contribuem para uma boa aparência, mas são também importantes para falar e mastigar correctamente os alimentos. (Ler mais)


A criança e a escola
Enf.ª Vera Pestana - Especialista em Saúde Infantil e Pediatria
 Desde que a humanidade existe, o cuidado e a protecção ao outro são fundamentais, e a sua falta coloca imediatamente a criança em risco de vida. A vida progride e a este factor está intrusivamente associado o crescimento e desenvolvimento. A princípio dá-se apenas na sua teia familiar, mas logo é também a escola a grande oportunidade da criança se desenvolver. (Ler mais)

Ciclismo “Indoor”
Dr. Ricardo Sardinha - Lic. Educação Física
Dentro de uma panóplia de actividades que os ginásios apresentam actualmente, encontramos o “Cycle”, designação generalista que se refere a todas as vertentes de aulas de grupo praticadas no ginásio com uma bicicleta estacionária e com diferentes níveis de resistência. Os diferentes programas apresentam uma forte concorrência entre eles, devido ao facto de todos convergirem para o mesmo objectivo. (Ler mais)


Época de Caça: Cuidados a ter com os cães
Dr. Paulo Araújo - Médico Veterinário
Com a chegada do final de Setembro e início de Outubro, inicia-se a tradicional época de caça, que este ano irá ocorrer debaixo de alguns condicionalismos. Apesar das limitações, iremos abordar os requisitos necessários para o cão que se deseja levar a caçar e alguns conselhos pertinentes para os caçadores proprietários de cães de caça. (Ler mais)


Breves

SPP diz que faltam pediatras nos centros de saúde

A Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) lamenta a falta de pediatras nos centros de saúde, o que diz levar a que só as crianças mais favorecidas tenham acesso a médicos especialistas, através do sistema privado. (Ler mais)



ANF defende que portaria sobre baixa de preços é "inaplicável"
O presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), João Cordeiro, defendeu que a portaria sobre a baixa de preços dos medicamentos, publicada em Diário da República, é "inaplicável" e pediu reuniões com o governo para perceber como serão concretizadas as medidas. (Ler mais)


Medicamentos: regime especial deixa de depender do valor da pensão

O regime especial de comparticipação de medicamentos - exclusivo dos pensionistas com reformas ao nível do salário mínimo - vai deixar de ser atribuído apenas com base no valor da pensão de cada idoso, entrando esta mudança em vigor a partir do dia 15 de Outubro. (Ler mais)



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal