AGOSTO 2010
ALIMENTAçãO EM FéRIAS
Dra. Teresa São Marcos – Nutricionista
teresasaomarcos@netmadeira.com

Chegaram as férias e com elas, as idas à praia, os passeios pela montanha e as viagens dentro e fora do país. As férias estão também associadas à alteração da rotina diária, com novos horários de deitar, levantar e comer. No entanto, esta alteração da rotina não implica que, mesmo de férias, não continue a praticar uma alimentação equilibrada e saudável.

Acordar mais tarde não significa não tomar o pequeno-almoço. O pequeno-almoço deve ser ingerido diariamente, mesmo que mais tarde do que é habitual, e se tiver em conta que nas férias tem mais tempo livre, pode aproveitar para experimentar novas combinações de alimentos, que vão proporcionar pequenos-almoços diferentes daqueles que ingere no dia-a-dia.

Nas férias também é possível fazer várias refeições ao longo do dia. Para algumas pessoas é até mais fácil do que quando estão a trabalhar, quer pelo trabalho que desempenham, quer pelo horário que têm, ou até pela quantidade de trabalho, que muitas vezes não permite fazer uma pausa para merendar a meio da manhã e da tarde.

Comer duas a três peças de fruta por dia e legumes cozidos ou salada ao almoço e ao jantar não é regra difícil de cumprir, porque nesta época do ano tem à disposição uma maior variedade de frutas e legumes, a preços acessíveis. Mais uma vez, pode aproveitar o tempo livre ou a maior disponibilidade que tem para experimentar novos sumos de fruta natural, combinando frutas que habitualmente não mistura, novas saladas, sopas e aquelas receitas que vai guardando ao longo do ano, com o objectivo de as fazer quando tiver mais tempo.

Beber água na quantidade adequada, de forma a apresentar uma urina clara e sem cheiro, também é tarefa fácil, pois com o tempo quente as necessidades hídricas do organismo aumentam e consequentemente sente mais sede, o que leva a uma maior ingestão de água.

O que pode ser mais difícil de cumprir nas férias é evitar a ingestão de doces e bebidas alcoólicas. Quem não gosta de comer um gelado na praia ou enquanto passeia à beira mar e beber um sumo ou uma cerveja fresca numa esplanada, acompanhado de familiares ou amigos?

Cuidados a ter na praia:

•    Beba água ou sumos de fruta natural, mesmo sem sede, para manter uma boa hidratação. Opte por levar uma garrafa de água quase gelada, pois assim ela mantém-se a uma temperatura agradável de beber durante mais tempo;
•    Evite bebidas alcoólicas, com gás, cafeína ou ricas em açúcar, para prevenir a desidratação;
•    Leve fruta fresca, iogurtes, bolachas simples, pacotes pequenos de leite, sandes com salada, frutos secos, entre outras opções, de forma a evitar estar longos períodos sem comer. Evite levar alimentos com molhos. De forma a garantir a sua segurança, transporte os alimentos num saco ou mala térmica com placas de gelo.

Cuidados a ter em viagens a outros países:

•    Evite beber água da torneira em destinos onde as condições de salubridade são duvidosas ou menores do que aquelas a que está habituado;
•    Não peça gelo nas bebidas, pois o gelo é feito com água da torneira;
•    Evite saladas, frutas e outros alimentos que possam ter sido lavados com água da torneira; prefira acompanhar o prato principal com legumes cozidos e descasque a fruta;
•    Sempre que comer no buffet, tente ir assim que este se inicia, pois assim a comida está menos tempo exposta ao meio ambiente e ao manuseamento por parte das outras pessoas.

Boas férias…saudáveis!


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal