AGOSTO 2010
TESTES DE GRAVIDEZ
Dr. João Cerqueira – Farmacêutico*
joao.cerqueira@farmaciadocanico.pt

Os testes de gravidez que utilizam a urina como amostra podem ser realizados na farmácia ou em ambiente doméstico, pertencendo ao grupo dos dispositivos médicos de autodiagnóstico in vitro. A conveniência de fazer o teste em casa ou na farmácia e a rapidez na obtenção de resultados são as principais razões da sua ampla divulgação e êxito.

Os testes de gravidez também se podem realizar utilizando sangue como amostra. Neste caso, são realizados em laboratórios de análises clínicas. Estes testes de gravidez, tal como os que utilizam urina como amostra, têm a função de detectar a mesma hormona. No entanto, nos testes realizados sobre amostras de sangue, é possível obter um resultado quantitativo que pode indicar o estádio da gravidez enquanto nos testes realizados com amostras de urina, apenas é possível saber se a mulher está grávida ou não.

O teste de gravidez está indicado na detecção rápida da hormona gonadotrofina coriónica humana (hCG) na urina da mulher. Numa mulher saudável, a hCG é um marcador específico para a gravidez, uma vez que é produzida apenas pela placenta. Entre 6 a 8 dias após a concepção, a placenta produz hCG. A hCG aumenta muito rapidamente de concentração nas fases iniciais da gravidez e parte desta é excretada através da urina.

A melhor altura para fazer um teste de gravidez doméstico é depois da data prevista para a menstruação. A concentração da hCG na urina após a implantação pode variar muito de mulher para mulher. Desta forma, a detecção da gravidez nos primeiros dias após a concepção pode não ser possível por não se usar um teste de gravidez suficientemente sensível ou devido às referidas diferenças entre mulheres. Por essa razão é que se devem realizar os testes de gravidez domésticos após a data prevista para a menstruação. A altura do dia mais adequada para fazer o teste é pela manhã, usando a primeira urina do dia, pois é nesta altura que a hCG se encontra em maior concentração na urina, o que facilita a sua detecção.

A maioria dos testes de gravidez recorre a anticorpos ligados a um suporte sólido. Na presença de hCG, estabelece-se uma ligação entre esta e os anticorpos e ocorre a formação de um complexo com cor. Esta alteração de cor permite realizar a detecção visual do resultado do teste. Estes testes, baseados em anticorpos, são muito específicos e sensíveis. Os corticosteróides em doses elevadas podem interferir com os resultados dos testes de gravidez domésticos.

Os testes de gravidez destinados a autodiagnóstico podem ter diferentes especificidades a nível de tecnologia, de tal modo que não se pode falar de uma técnica universal para a execução do teste. No essencial, para a realização destes testes, devemos ter em conta que a urina deve estar à temperatura ambiente, não devendo ter sofrido nenhum tipo de tratamento prévio ou tratamento de conservação. Há que ter também em conta as instruções específicas do fabricante relativamente ao local do teste onde devemos fazer a adição de urina, tal como dos tempos de espera e de leitura de resultados.

Os factores mais comuns de erro na realização destes testes estão relacionados com o mau acondicionamento de amostras (urina), nomeadamente com o uso de recipientes de recolha mal limpos, o desrespeito pelos tempos de leitura, erros de operação (erros de leitura e erros de compreensão de instruções) e pela sensibilidade destes testes à temperatura (dai a importância de usar a urina a um temperatura próxima da fisiológica).

A sensibilidade dos testes às variações de temperatura e de tempo de reacção podem dar resultados falsos. O uso do teste ou da urina a baixas temperaturas pode originar falsos negativos (resultados erroneamente negativos). Esperar mais pelo resultado do teste do que o recomendado nas instruções, pode dar origem a resultados falsos positivos (resultados erroneamente positivos).

Por estas razões, é aconselhável que peça informação ao seu farmacêutico caso não se sinta confiante na forma como se realiza o teste de gravidez. Face a um resultado positivo, a mulher deve assumir que está grávida e consultar o médico. Se o resultado for negativo, a mulher deve verificar se seguiu correctamente as instruções. Se as suas suspeitas de gravidez persistirem, deverá fazer um segundo teste alguns dias depois. Os níveis de hCG na urina podem não ser suficientemente elevados para serem detectados pelo teste. Se o resultado persistir negativo, e a mulher continuar sem período menstrual, então deve consultar um médico.

* Director Técnico da Farmácia do Caniço.

Bibliografia

Guia prático Climepsi de Análises Clínicas, Climepsi Editores
Medicamentos não prescritos – Aconselhamento Farmacêutico, Publicações Farmácia Portuguesa
http://www.mac.min-saude.pt/clinica/etapasgravidez.html
www.infarmed.pt


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal