NEWSLETTER
AGOSTO 2010
Testes de Gravidez
Dr. João Cerqueira – Farmacêutico
Os testes de gravidez que utilizam a urina como amostra podem ser realizados na farmácia ou em ambiente doméstico, pertencendo ao grupo dos dispositivos médicos de autodiagnóstico in vitro. A conveniência de fazer o teste em casa ou na farmácia e a rapidez na obtenção de resultados são as principais razões da sua ampla divulgação e êxito. (Ler mais)


Problemas na Próstata
Dra. Eleonora Morais – Farmacêutica
A próstata é uma glândula exócrina integrando o sistema reprodutor masculino. Situa-se abaixo da bexiga envolvendo a uretra e pode ser sentida por toque rectal. Tem como função a produção e secreção de um fluido incolor, ligeiramente alcalino, que constitui 10% a 30% do fluido seminal. A próstata é regulada pela dihidrotestosterona, hormona que resulta da conversão da testosterona pela enzima 5α-reductase. (Ler mais)


Queimaduras: Prevenção e Tratamento
Dr. Élvio Sousa – Farmacêutico
A queimadura é uma lesão que resulta do contacto directo ou exposição a uma fonte térmica, química, eléctrica, radioactiva, podendo mesmo ser ocasionada pela fricção. Esta lesão pode ocorrer quando a energia de uma fonte de calor é transferida para os tecidos corporais, com a profundidade da lesão a variar em função da temperatura e da duração da exposição. As queimaduras continuam a ser um acidente comum, com implicações físicas e psicológicas para o indivíduo afectado. (Ler mais)

Cirurgia maxilo-facial: um sorriso pode mudar tudo
A Clínica de São Lourenço é pioneira na área da cirurgia maxilo-facial na Região Autónoma da Madeira. O director clínico Dr. Miguel da Nóbrega, Estomatologista, fala em entrevista dos procedimentos disponíveis para cada caso e de como a cirurgia pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. (Ler mais)



Terapia da Fala nos atrasos no desenvolvimento da linguagem
Dra. Liliana Gonçalves - Licenciada em Terapia da Fala
Uma das perturbações do desenvolvimento mais frequentes, pela qual é procurada a ajuda da Terapia da Fala, é o Atraso no Desenvolvimento da Linguagem (ADL), que se define por alterações nos diferentes níveis da linguagem, nomeadamente fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e a pragmatica. (Ler mais)


Alimentação em Férias
Dra. Teresa São Marcos – Nutricionista
Chegaram as férias e com elas, as idas à praia, os passeios pela montanha e as viagens dentro e fora do país. As férias estão também associadas à alteração da rotina diária, com novos horários de deitar, levantar e comer. No entanto, esta alteração da rotina não implica que, mesmo de férias, não continue a praticar uma alimentação equilibrada e saudável. (Ler mais)


Coelhos: Principais doenças
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
Nos últimos tempos, o número de pessoas que adopta como animal de estimação o coelho tem aumentado de uma forma significativa, contribuindo para uma crescente procura de cuidados médico-veterinários. Por via disso, tem alguma pertinência dar alguma informação e conselhos aos proprietários desses animais. Aqui ficam algumas informações sobre as doenças mais importantes que podem afectar o seu animal de estimação. (Ler mais)

Breves

Serviço Nacional de Saúde poupa 10 milhões nas análises clínicas
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai poupar 10 milhões de euros por ano graças a um acordo com os laboratórios de análises clínicas visando a redução dos preços em 5 por cento e a respectiva manutenção até 2010. (Ler mais)




Sono insuficiente ou em excesso pode aumentar risco cardiovascular
Dormir menos de cinco horas ou mais de nove horas por noite pode levar ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, de acordo com as conclusões de um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos. (Ler mais)



Idosos carenciados recebem vacina conta gripe sazonal gratuitamente
A vacina contra a gripe sazonal para o próximo ano vai incluir o vírus H1N1 e será administrada pela primeira vez de forma gratuita a grupos mais vulneráveis, uma oportunidade encontrada pelo Governo para escoar as vacinas para a gripe A adquiridas pelo país. (Ler mais)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal