NEWSLETTER
JUNHO 2010
Dores nas costas
Dra. Ana Ramos – Farmacêutica
A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável. A dor provoca sofrimento, no entanto constitui um sinal de alarme que desencadeia mecanismos de defesa fundamentais à nossa sobrevivência. Cumprida esta função vital de sinal de alarme, a dor não representa outra vantagem fisiológica para o organismo. (Ler mais.)



Síndrome de Asperger
Dra. Cristiana Areias – Farmacêutica
A síndrome ou desordem de Asperger foi descoberta em 1944 por um médico austríaco chamado Hans Asperger, mas só em 1992 foi reconhecida como doença mental e ainda hoje a sua existência é controversa. É, portanto, uma doença “recente”, que muito atrai a comunidade científica e que tem ainda muitas dúvidas por esclarecer. (Ler mais.)



“Menopausa não implica perda de qualidade de vida”
A menopausa representa o final da vida reprodutiva da mulher, mas não tem de significar uma diminuição da qualidade de vida, desde que sejam observados alguns cuidados fundamentais, defende em entrevista o Dr. José Sotero Gomes, especialista em ginecologia. (Ler mais.)




Manipulação Emocional
Enf. ª Vera Lúcia Gouveia Pestana - Especialista em Saúde Infantil e Pediatria
A manipulação emocional trata-se, essencialmente, de tentar controlar alguém duma forma perspicaz. É uma forma ardilosa de tentar controlar a situação. Nos dias que correm, não parece difícil cair numa “armadilha” destas, preparada por uma criança. Não nos devemos esquecer que também os pais manipulam os filhos. (Ler mais.)


 
Intoxicações em Animais de Companhia
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
As intoxicações nos animais de companhia são situações de grande gravidade e urgência, em que todos os minutos são importantes e não nos podemos dar ao luxo de os desperdiçar, pois podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Infelizmente, esta situação de intoxicação continua, nos dias de hoje, a ser frequente, pois vivemos num ambiente carregado de agentes tóxicos. (Ler mais.)



Verruga ou calo: eis a questão!
Dra. Joana Sousa – Podologista
A distinção entre a verruga plantar e o calo requer conhecimento técnico que previna o agravamento das patologias e a ineficácia de tratamentos desnecessários. A confusão deve-se ao facto deste tipo de verruga ter uma localização plantar e pelo espaço de crescimento ser diminuto (devido à pressão exercida pelo corpo), cresce para o interior, causando dor e desconforto. Assim sendo, torna-se essencial saber diferenciar verruga de calo. (Ler mais.)


Treino Desportivo
Ricardo Sardinha – Lic. Educação Física
É importante educar a população a respeito dos “tipos” e formas de treinos que existem e sensibilizá-las para a necessidade de uma correcta prescrição e orientação do exercício, que deverá ser sempre adequado aos objectivos individuais de cada pessoa. Uma pessoa que queira inscrever-se num ginásio ou espaço desportivo e que não possua muito conhecimento a respeito do exercício, certamente não alcançará grandes benefícios para a sua saúde. (Ler mais.)



Breves

Novo site de saúde infantil e pediatria

Um grupo de enfermeiras na área de Saúde Infantil e Pediatria concebeu um novo site direccionado para o apoio à parentalidade, disponível em www.cuidarcrianca.com, com o objectivo de viabilizar novas formas produtivas em saúde. (Ler mais.)





Alerta para o Calor
A Direcção Geral da Saúde, face ao calor, alertou a população e as entidades responsáveis para a “necessidade de tomar cuidados especiais e evitar comportamentos desadequados que possam ter efeitos negativos sobre a saúde”. (Ler mais.)





Doença Venosa Crónica
A doença venosa crónica (DVC) afecta, de alguma forma, a qualidade de vida de mais de metade dos portugueses com mais de 50 anos, de acordo com um novo estudo revelado no Porto. O estudo abrangeu 5.617 pessoas de Portugal Continental e ilhas, assistidas nos cuidados de saúde primários. (Ler mais.)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal