NEWSLETTER
FEVEREIRO 2010

Enf.ª Silva Dias: Formação dos cuidadores de doentes de Alzheimer faz a diferença
A Enf.ª Maria Lúcia Silva Dias, presidente da delegação da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer (APFADA) na Região Autónoma da Madeira, defende em entrevista à Newsletter da Farmácia do Caniço, que a formação dos cuidadores pode contribuir decisivamente para melhorar a qualidade de vida dos doentes de Alzheimer e das suas famílias. (Ler mais)

 

 

Cuidados a ter com lentes de contacto
Dra. Ana Ramos – Farmacêutica

Cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo usam lentes de contacto, confirmando que as lentes permitem uma visão mais limpa e perfeita, favorecendo a visão periférica e a liberdade de movimentos, sendo esta uma opção para muitos desportistas. Nem todas as pessoas são susceptíveis de utilizarem lentes de contacto. O médico oftalmologista avalia cada caso, optando pela melhor solução de correcção oftalmológica. (Ler mais)

 

 

Paramiloidose – Tão próxima e tão desconhecida
Dra. Cristiana Areias – Farmacêutica

A Paramiloidose é uma doença rara, descoberta em Portugal na década de 50 pelo Professor Dr. Corino de Andrade, no entanto, Portugal é o país do mundo com maior taxa de prevalência da chamada "Doença dos Pezinhos", onde existem cerca de 2000 pessoas sintomáticas e cerca de 600 famílias sinalizadas a lutar contra esta doença tão angustiante. (Ler mais)

 

 

“Fitness”: Aprenda a fazer correctamente os exercícios de “Body Pump”
Ricardo Sardinha

O sector de “Fitness” tem vindo a crescer em popularidade, levando ao desenvolvimento de novas e variadas actividades/programas de exercício físico. Actualmente, existe uma grande variedade de actividades dentro do “Fitness”. Com o intuito de darmos a conhecer um pouco melhor as respectivas actividades/programas, apresentaremos regularmente um desses programas, iniciando com o Body Pump. (Ler mais)

 

 

A alimentação nos animais de companhia
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário
A alimentação nos animais de companhia, tal como nos humanos, tem uma importância fundamental, quer no seu desenvolvimento, quer na manutenção da sua saúde e, como tal, no aumento da esperança e qualidade de vida. Iremos abordar a temática da nutrição dos cães e dos gatos em conjunto, tendo apenas o cuidado de salientar as diferenças nutricionais nas diferentes fases da sua vida, pois aí residem as diferenças mais acentuadas. (Ler mais)

 

 

O meu bebé já nasceu! Como devo alimentá-lo?
Dr. Bruno Sousa – Nutricionista

O primeiro ano de vida é considerado um período “chave” para o sucesso da alimentação ao longo da vida. Desta forma, o grande objectivo da família e dos técnicos de saúde deve ser a aquisição de hábitos alimentares correctos e saudáveis. (Ler mais)

 

 

Gripe A: O ponto da situação
A Gripe A já fez mais de 100 vítimas no nosso país, mas o pior parece já ter passado, uma vez que o pico da actividade epidémica se verificou no final de Novembro. Como consequência, Portugal cancelou a reserva de 2 milhões de vacinas, correspondentes a um terço da encomenda inicial. (Ler mais)

 

 

Breves

40% dos casos de cancro podem ser evitados
Segundo um relatório da União Internacional Contra o Cancro, cerca de 40 por cento dos casos de cancro a nível mundial poderiam ser evitados através de uma combinação de medidas de imunização e da adopção de estilos de vida mais saudáveis. (Ler mais)

 

 

Estudo sugere ligação entre uso excessivo da Internet e depressão
De acordo com um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e publicado na revista médica “Psychopathology“ poderá existir uma relação entre o uso excessivo da Internet e a depressão. (Ler mais)

 

 

 

“Pâncreas artificial” pode ajudar doentes de Diabetes tipo 1
A combinação de um sensor capaz de medir os níveis de glucose em tempo real e uma bomba infusora de insulina ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo o risco de hipoglicemia durante a noite, de acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. (Ler mais)



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal