NOVEMBRO 2009
CUIDADOS A TER COM O Pé DIABéTICO

Dra. Joana Sousa – Podologista

A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia. A longo prazo, esta hiperglicemia poderá provocar complicações, nomeadamente a nível do pé.

Que complicações são estas?

Por um lado a arteriopatia, isto é, alterações das paredes das artérias que levam o sangue e o oxigénio aos pés, e por outro, a neuropatia, ou seja, a lesão dos nervos dos pés e pernas.

- Arteriopatia

A pessoa com diabetes e com arteriopatia muitas vezes sente uma grande dor na “barriga da perna” aquando do início da marcha, que a incapacita logo de seguida e a obriga a parar (claudicação intermitente). Passados vários minutos esta já não sente dor e pode recomeçar a marcha, mas no entanto o processo poderá repetir-se e a pessoa ser novamente obrigada a parar. Por outro lado, a arteriopatia na pessoa com diabetes pode ser indolor e manifestar-se clinicamente por uma diminuição ou ausência de pulsos palpáveis no pé, pele fina, frágil e sem pêlos, as unhas espessas e quebradiças e os pés mais frios do que as pernas.

- Neuropatia

Caracteriza-se pela lesão dos nervos dos membros inferiores, ou seja, diminuição ou perda de sensibilidade nos pés. Um pé neuropático de uma pessoa com diabetes manifesta-se clinicamente com pulsos bem palpáveis, pés quentes e rosados, pele seca e com presença de calosidades (hiperqueratoses).

Nem todas as pessoas com diabetes têm as complicações acima descritas, no entanto e como será sempre uma possibilidade a longo prazo, esta deverá ter um cuidado especial com os pés.

Que cuidados deverá ter a pessoa com diabetes, com os seus pés?

- Cuidados básicos diários:
• Lavar os pés com água tépida verificada com termómetro ou com o cotovelo;
• A lavagem deve ser suave e deve optar por um sabão com ph neutro;
• Nunca deve limpar as “peles grossas” dos calcanhares com limas ou pedra-pomes, opte pela aplicação diária de cremes especiais para pé diabético;
• Quando secar os pés, dê uma grande importância aos espaços interdigitais e seque-os com outra toalha de preferência de algodão e de cor clara, assim se tiver uma ferida de que não se tenha apercebido, a toalha ficará suja de sangue.

- Outros cuidados:
• Deve cortar as unhas pelo menos de duas em duas semanas, de forma recta para que estas não encravem. Se sentir dificuldades em cortar, opte por limar ou dirija-se a um especialista;
• Compre sempre os sapatos no final do dia, pois os pés encontram-se mais edemaciados;
• Escolha sapatos confortáveis, maleáveis, de biqueira arredondada sem costuras por dentro;
• Quando calçar sapatos calce também sempre com meias de algodão e de cor clara e se esta tiver costuras, calce-a do avesso;
• Não ande descalço;
• Se tiver frio nos pés opte por aquecê-los com roupas e não com fontes de calor, tais como aquecedores, botijas de água quente, entre outros;

Observe os pés diariamente, ainda que, aparentemente, tudo esteja bem! Lembre-se de que a prevenção é o melhor caminho para uns pés saudáveis.

Bibliografia:

“Neuropatia e vasculopatia diabética” (www.saude.hsw.uol.com.br);
 “A Educação Podológica da Pessoa com Diabetes” (www.apdp.pt).


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal