OUTUBRO 2009
ALIMENTAçãO E GRIPE

Dra. Sandra Anjos*

O sistema imunitário constitui a nossa principal defesa contra as doenças. Uma alimentação saudável amplifica e reforça o sistema imunitário. Pelo contrário, uma alimentação desadequada pode enfraquecer as nossas defesas.

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus da gripe. O mais recente surto de que somos vítimas à escala mundial é a infecção pelo vírus da gripe A (H1N1), cuja transmissão ocorre de pessoa para pessoa (ao respirar ar contaminado, ao tocar em superfícies ou contactar com mãos infectadas). Os sinais e sintomas mais frequentes são os sintomas da gripe comum, como febre, tosse, dores de cabeça, dores musculares, dores articulares, garganta seca e corrimento nasal.

A hidratação é um dos aspectos principais no tratamento da gripe, sendo possível fazê-la através de alimentos e bebidas: água simples ou aromatizada; tisanas e infusões de ervas (tília, camomila, cidreira, etc.); sumos de fruta naturais; leite e/ou iogurtes; fruta; sopa de legumes e hortaliças.

Deve ter-se o cuidado de não consumir as bebidas e a sopa demasiado quentes, para evitar o aumento da transpiração. Em caso de febre, a hidratação deve ser reforçada, para evitar a desidratação. Pode ver se está a beber a quantidade suficiente através da observação da urina, que deve ser de cor clara, límpida e sem cheiro intenso.

Outros alimentos que parecem ser benéficos para o sistema imunitário:

- Frutas, legumes e hortaliças;
- Carnes magras, peixe;
- Frutos oleaginosos (noz, amêndoa, pinhão, amendoim, etc.) e sementes (linhaça, girassol, sésamo, abóbora, etc.).

Deve evitar-se o consumo de alimentos processados ricos em gorduras e açúcares (refrigerantes, fritos, molhos, fast-food, entre outros).

Em caso de astenia (fraqueza, cansaço) e falta de apetite, deverão fazer-se refeições pequenas, mas mais frequentes ao longo do dia.

* Nutricionista

Bibliografia
Fontes: FCNAUP 2009. “Alimentação em tempos de gripe”
“Nutrição e o sistema imunitário” (www.eufic.org)


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal