NEWSLETTER
OUTUBRO 2009

Constipação vs Gripe: saiba distinguir os sintomas
Dra. Sónia Gonçalves - Farmacêutica

A constipação e a gripe são duas doenças facilmente confundíveis. Aprender as semelhanças e as diferenças entre ambas poderá permitir uma melhor prevenção e tratamento adequado. A constipação é uma doença de duração limitada, que normalmente não necessita de avaliação médica, sendo passível de indicação farmacêutica. Ela pode aparecer ao longo de todo o ano, tendo prevalência nas estações mais frias. (Ler mais)

 


Osteoporose: comece a prevenir cedo
Dra. Ana Ramos - Farmacêutica

Todos os anos, a 20 de Outubro, celebra-se o dia mundial da osteoporose para relembrar a importância da prevenção e do tratamento desta doença cada vez mais relevante nos dias de hoje devido ao envelhecimento da população. No entanto, a osteoporose pode ocorrer em qualquer idade. A osteoporose é uma doença metabólica, caracterizada pela alteração da arquitectura e da resistência do osso, que causa aumento da fragilidade óssea e, consequentemente, do risco de fracturas. (Ler mais)

 

Promover o desenvolvimento infantil: um imperativo
Enf.ª Vera Lúcia Pestana

Olhar a criança é também olhar o futuro, com todas as suas armadilhas do nosso tempo. Ser pai e ser mãe, no total sentido da palavra, não é tarefa fácil. É, portanto, um desafio carinhoso e apaixonante, talvez o mais apaixonante, que muitas vezes desencadeia dúvidas e sentimentos tais como alegria, impotência, raiva, insegurança, entre muitos outros, ao longo do processo de vida. Não nos podemos esquecer que ser pai e ser mãe é muito importante na vida do ser humano. (Ler mais)


 

Calos e Calosidades: Dê passos acertados e não negligencie o seu “segundo coração”
Dr. Élvio Sousa - Farmacêutico

Os pés constituem a base de sustentação do corpo humano e funcionam como “um segundo coração” permitindo, graças à sua especificidade dinâmica, que o sangue seja bombeado em sentido ascendente. Mesmo sujeitos a uma elevada tensão, os pés possuem a capacidade de se adaptarem às exigências do meio potenciadas pelo estilo de vida moderno. Estes preciosos membros inferiores são muitas vezes negligenciados, excepto quando existe dor ou deformidades que dificultam a marcha. Os calos e as calosidades podem estar na origem desse desconforto. (Ler mais)



Tosse: Origem e tratamento
Dra. Sofia Silva - Farmacêutica

A tosse é um mecanismo de defesa das vias respiratórias que tem como função expulsar matéria estranha ou irritativa. Para estabelecer qual o melhor tratamento, é importante tentar chegar à causa que está por detrás da tosse. Saber se estamos perante uma tosse seca ou produtiva é fundamental para a escolha entre um medicamento antitússico ou expectorante. (Ler mais)

 


A importância da avaliação da condição física
Roberto Gouveia - Lic. Educação Física

Qualquer tipo de prática de exercício físico obriga a uma dupla avaliação: avaliação clínica e avaliação da condição física. Qualquer uma delas deve ter lugar antes do início de um programa de actividade física e ao longo do mesmo, com o objectivo de determinar e registar os progressos obtidos, caso estes tenham surgido. A única forma de compreendermos se o programa de actividade física está a ter os resultados pretendidos é, de forma periódica, avaliar o indivíduo a quem foi proposto o mesmo plano de exercícios. (Ler mais)



Alimentação e gripe
Sandra Anjos - Nutricionista

O sistema imunitário constitui a nossa principal defesa contra as doenças. Uma alimentação saudável amplifica e reforça o sistema imunitário. Pelo contrário, uma alimentação desadequada pode enfraquecer as nossas defesas. A hidratação é um dos aspectos principais no tratamento da gripe, sendo possível fazê-la através de alimentos e bebidas: água simples ou aromatizada; tisanas e infusões de ervas (tília, camomila, cidreira, etc.); sumos de fruta naturais; leite e/ou iogurtes; fruta; sopa de legumes e hortaliças. (Ler mais)


Breves

Unidades privadas de saúde com novo regime jurídico
As unidades privadas de serviços de saúde vão regular-se por um novo regime jurídico publicado em Diário da República a 06 de Outubro, de acordo com informação avançada pelo Ministério da Saúde no seu site. O Decreto Lei º 279/2009 estabelece o regime jurídico a que ficam sujeitos a abertura, a modificação e o funcionamento das unidades privadas de serviços de saúde, com ou sem fins lucrativos, quaisquer que sejam a sua denominação, natureza jurídica ou entidades titulares. (Ler mais)

 

Vacinação contra gripe sazonal nas farmácias avança a bom ritmo
Na primeira semana da campanha: “Gripe Sazonal. Vacine-se na sua Farmácia” foram administradas um total de 418 mil doses de vacinas, um número superior ao verificado no mesmo período do ano passado, de acordo com dados publicados pela Associação Nacional de Farmácias (ANF) no seu site. (Ler mais)

 


Falta de sono pode aumentar risco de Alzheimer
A falta de sono pode estar associada ao desenvolvimento da doença de Alzheimer, sugere um novo estudo norte-americano realizado em roedores publicado recentemente na revista “Science”. (Ler mais)


 


Registo

Se ainda não recebe a nossa Newsletter, poderá registar-se aqui.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal