ABRIL 2020
ESPECIALISTAS REFORçAM A IMPORTâNCIA DE BEBER áGUA. SIM, MESMO EM QUARENTENA
Beber água é tão importante que, na mais recente atualização da roda dos alimentos, passou a ter um lugar de destaque: ao centro, não estando inserido em nenhum grupo individualizado. O corpo de um adulto é constituído por cerca de 60% a 70% de água — só o cérebro é 85% água — e o seu sangue 90%.

Contudo, ao longo do dia, este líquido vai-se perdendo, seja através da transpiração, da urina ou da respiração, sendo necessário repor os seus níveis para que o organismo não desidrate. Beber água é, assim, essencial para que todos os órgãos desempenhem devidamente as suas funções.

Por que devemos beber água?
Esta substância não só é responsável por grande parte do peso corporal, como está também envolvida em várias funções do organismo, assim como na proteção do mesmo:

- Regula a temperatura corporal
- Protege as articulações
- Desintoxica o organismo, ao eliminar toxinas através da urina e do suor
- eÉ essencial para o bom funcionamento dos rins
- Ajuda a perder peso
- Previne a obstipação e facilita o processo digestivo
- Melhora o humor
- Deixa a pele hidratada e luminosa
- Previne a desidratação
- Alivia dores de cabeça e enxaquecas
- Aumenta a energia
- Melhora a circulação de oxigénio no sangue
- E auxilia no tratamento de algumas doenças, como a infeção urinária ou a hipertensão.

A quantidade certa
O organismo não adquire água apenas pela sua ingestão. Também é obtida através de alimentos com alto teor de água, como o tomate, a laranja ou sopas. O leite e alguns sumos são também uma fonte de líquidos.

Contudo, é necessário ter em atenção que algumas bebidas contêm outros ingredientes, como álcool ou cafeína. É o caso dos refrigerantes, cervejas ou café, os quais não devem ser consumidos em substituição da água. Beber água é imprescindível, devendo ser feito mesmo quando não se sinta sede.

Para adultos saudáveis, o recomendável é a ingestão de cerca de 1,5 a 3 litros por dia. Contudo, a quantidade de água que o organismo necessita depende de alguns fatores: idade, se se está grávida ou a amamentar, a intensidade da atividade física que se pratica ou até do clima.


FONTE: SAPO Lifestyle



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal