ABRIL 2020
MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE
Dr. António Franco
Centro de Acupunctura do Funchal
centroacupuncturafunchal@gmail.com

A ansiedade é um problema muito comum da dita sociedade moderna e de acordo com a OMS afeta cerca de 30% da população mundial. Este é um dos problemas psicológicos mais comuns
e também mais incapacitantes. Quando o transtorno de ansiedade começar a atrapalhar as suas atividades diárias frequentemente é o momento de procurar ajuda especializada. 
Este problema pode definir-se como uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, opressão toráxica, sensação de mal estar, tremores e tonturas, dormências, tensão muscular, insónias, dores físicas, entre outros.
Em situações quotidianas normais, a ansiedade pode ser útil na medida em que ajuda a identificar situações de perigo e permite uma melhor adaptação para as enfrentar. Esta é incapacitante a partir do momento que gera uma série de sinais e sintomas como vistos anteriormente, podendo condicionar a vida das pessoas, impossibilitando-as de realizar tarefas diárias como conduzir, desempenhar as suas funções laborais, sair de casa, andar de avião, enfrentar determinados desafios,...

Quando o cérebro regista uma ameaça, aciona o sistema nervoso simpático, gerando aumento de produção de cortisol, noradrenalina e adrenalina pelas glândulas supra renais, que desperta por sua vez, um aumento de batimentos cardíacos, respiratórios e tensão muscular. 

O tratamento mais usado para a Ansiedade, ainda é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam apenas nos seus sintomas. A toma de calmantes, para além de causar dependência e potenciar o aparecimento de vários efeitos secundários, para muitas pessoas não é a solução.
A Medicina Chinesa através das suas técnicas como a Acupunctura e Fitoterapia Chinesa (fórmulas à base de ervas e plantas), Qi Gong e Tai Chi Chuan podem contribuir de uma forma eficaz e natural para o tratamento da ansiedade.
A estimulação de pontos de Acupuntura específicos , produzem uma série de reações locais e sistémicas, que resultam no alívio da sintomatologia  de forma imediata ou progressiva. Ocorre a libertação de hormônios como  endorfinas, dopamina e serotonina em várias regiões do cérebro, tendo um efeito calmante, antidepressivo e de relaxamento muscular que atua na melhoria das funções dos órgãos internos. A segregação destas substâncias, é um fator importante no tratamento de quadros como a ansiedade, depressão, síndrome de pânico, para além de atuar ao nível do controlo de manifestações físicas como palpitação, distensão abdominal e gastrite.

Kathleen K.S. Hui, (2010) demonstrou que a Acupuntura tem benefícios ao agir nos hemisférios cerebrais, permitindo a redução da sensibilidade à dor e ao stress, induzindo relaxamento e desativando  a região analítica cerebral, que é responsável pelas preocupações excessivas e ansiedade.

Importante será referir que a Medicina Chinesa tem uma visão holística do corpo humano, olhando-o de uma perspetiva energética, sua influência sobre as funções fisiológicas orgânicas e consequentemente sobre a matéria, os órgãos, vísceras, ossos, músculos, vasos sanguíneos...  Assim, a ansiedade na visão desta milenar medicina está relacionada com a energia do Coração que por sua vez encerra a responsabilidade do Shen, o equilíbrio das emoções. Não será com certeza por acaso, que em inúmeras culturas se relacione  o Coração e o Amor, os momentos de paixão que parecem fazer apagar os “problemas do dia a dia”, transformando a vida, mesmo que momentaneamente em pura felicidade. Ou seja, o Coração assume a função da estabilidade emocional, sendo influenciado pelas emoções como a raiva, medos, fobias, preocupação e tristeza, podendo surgir entre tantas  patologias, a ansiedade. 
Uma vida com falta de equilíbrio, noites mal dormidas, um sono não reparador, alimentação desequilibrada, falta ou excesso de exercício físico, excesso de atividade sexual, mental, podem ferir a nossa energia vital, provocando uma desordem energética  do coração e por conseguinte Ansiedade.
Em suma, na medicina chinesa identifica-se o desequilíbrio energético  e elabora-se um tratamento que poderá passar pela Acupunctura, Fitoterapia, Moxibustão, Qi Gong e Tai Chi Chuan e conselhos Nutricionais.
 
Salienta-se que inúmeras pessoas recorrem aos tratamentos de Acupunctura simultaneamente aos tratamentos convencionais com  o objetivo de não se tornarem dependentes dos medicamentos alopáticos e poderem ver a sua situação clínica mais rapidamente resolvida. A conjugação destas terapias com a Medicina Convencional torna-se inteligente e desejável, não havendo nenhum antagonismo entre as mesmas, beneficiando o utente que desfruta do melhor que cada uma pode dar. No entanto, muitas pessoas preferem recorrer a Acupunctura, terapia natural sem efeitos indesejados e que trata a causa energética.

Nos dias de hoje tão exigentes e intensos, tratar a Ansiedade é vital para obter uma qualidade de vida que todos merecem e podem atingir. A Medicina Chinesa, tão antiga e ao mesmo tempo tão atual, contribui através das suas terapêuticas para obtenção do tão aspirado  EQUILÍBRIO emocional.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal