AGOSTO 2009
PEQUENAS FERIDAS: TRATE-AS A TEMPO

No Verão, os dias mais quentes e longos convidam às actividades ao ar livre, desde às idas à praia aos passeios no campo, jogos e actividades desportivas. Os pequenos acidentes são comuns nestas situações, especialmente entre as crianças, mas também nos adultos. Saiba como tratar das pequenas feridas a tempo para poder continuar a gozar as suas férias ao máximo.

As pequenas feridas seguem um processo natural de cicatrização, mas os primeiros socorros são essenciais para prevenir infecções e impedir que deixem marcas, quer se tratem de arranhões, esfoladelas, cortes, mordeduras ou picadas.

As feridas são lesões da pele que podem ser superficiais ou profundas e que, dependendo dos casos, podem ou não afectar nervos, músculos e tendões. Em alguns casos pode haver perda de tecido e noutros não.

É importante tratar uma ferida o mais rápido possível, uma vez que o risco de infecção é maior nas primeiras 48 a 72 horas.

Ao cuidar de uma ferida, deverá tomar as seguintes precauções:

• Evite tocar directamente na ferida. Se não for possível usar luvas, lave bem as mãos;
• Mantenha a zona afectada imóvel e limpe a ferida com soro fisiológico ou água corrente;
• Estanque a hemorragia, mas primeiro deixe sangrar um pouco, uma vez que o sangue arrasta consigo impurezas;
• Pode usar uma solução dérmica própria, como água oxigenada, álcool etílico a 70º, entre outras;
• Cubra a ferida com material de penso adequado - este absorve os líquidos da ferida, protege-a do exterior e mantém-na num ambiente propício à cicatrização.

Depois do tratamento, deverá vigiar a evolução da ferida. No caso de a hemorragia não parar ou se a ferida demorar muito a sarar, deverá consultar o seu médico. Também deverá fazê-lo se observar sintomas como vermelhidão ou inchaço acentuados, pus, bordos da ferida mais espessos, dor ou febre.

Por fim, lembre-se que a prevenção é fundamental. Antes de ir de férias ou se sabe que irá praticar actividades ao ar livre, certifique-se de que todos os membros da família têm a vacina do tétano em dia.

Se vai viajar, é indispensável levar consigo um kit de farmácia, com produtos básicos para responder a pequenas emergências.



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal