MARçO 2020
SAúDE ORAL NA CRIANçA
Dra. Catarina Noronha
Dentista Clínica da Penteada
clinicadapenteada@hotmail.com

A adequação e eficácia dos procedimentos de higiene oral em casa, varia ao longo da infância. As recomendações são específicas para cada idade, sendo de extrema importância a participação dos pais nestas etapas.
O aconselhamento sobre os hábitos de higiene oral dos pais e o efeito que estes podem ter sobre os seus filhos, irá ajudar a melhorar a saúde oral de ambos.
A prática da remoção da placa bacteriana deverá começar com a erupção dos primeiros dentes decíduos.

0 – 1 ano: utilizar uma dedeira ou compressa humedecida para massajar suavemente os dentes e tecidos gengivais, 1 vez por dia.

1 – 3 anos: introdução da escova de dentes. Utilizar pasta dentífrica fluoretada (1000 a 1500ppm), 2 vezes por dia, quantidade do tamanho do 5º dedo da criança.

3 – 6 anos: colocar pasta do tamanho de uma ervilha; os pais ainda devem supervisionar e ajudar na escovagem. Introdução do fio dentário se houver contactos interproximais.

6 – 12 anos: esta faixa etária é marcada pelo aumento de responsabilidade da criança, embora os pais devam manter uma supervisão activa.

Instituir hábitos de higiene oral e uma alimentação equilibrada é muito importante para o desenvolvimento saudável da criança, devendo sempre apostar na prevenção!

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal