JANEIRO 2020
PRáTICA DE EXERCíCIO FíSICO AJUNDA A TROCAR “UM VíCIO MAU POR UM BOM”
Miguel Fernandes
Personal Trainer
miguelvieirafernandes47@gmail.com

O Dia Nacional do Não Fumador comemorou-se a 11 de Novembro. Um dia de reflexão para motivar quem quer abandonar a dependência, mas também para sensibilizar os jovens a não enveredar pelo consumo do tabaco.
Várias iniciativas têm vindo a ser desenvolvidas com intuito de informar a população para os malefícios do tabaco, métodos sobre a cessação tabágica e benefícios da prática de exercício físico como forma de melhorar a condição dos ex-fumadores.
A este propósito, foi promovida, recentemente, na escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do Caniço, uma sessão sobre a Cessação Tabágica, no âmbito das Jornadas da Saúde organizadas pela farmácia do Caniço, onde foram transmitidos e discutidos aspectos relacionados com a problemática, tendo como prelectora a médica Nivalda Pereira.
Como ex-fumador, dei o meu testemunho, realçando que o exercício físico ajuda a tirar o foco do cigarro, sobretudo no período em que o fumador está empenhado em reduzir ou controlar a vontade de fumar e ajuda a reduzir a ansiedade inerente ao processo. Sublinhei, por outro lado que, ao treinar regularmente a sensação de satisfação ao terminar um treino, ocasiona mais horas sem vontade de fumar, visto que a libertação de endorfinas, acaba por substituir a necessidade de consumir nicotina. 
À medida que a pessoa vai avaliando a evolução física com o treino, percebe que a vontade de fumar não é compatível com a de treinar. Ou seja, psicologicamente tende a diminuir o hábito de fumar ou até mesmo parar de fumar.
Nesse sentido, importa frisar que praticar exercício físico distrai, ajuda na gestão do stresse e aumenta a produção de serotonina, o que garante uma sensação de bem-estar e felicidade. Assim, sendo a ansiedade, uma desordem psicológica para quem deixa de fumar. 
Um estudo recente, realizado pela Universidade de Saint George, em Londres, conclui que ao promover o exercício físico, na prática a pessoa está a trocar um vício mau por um bom. A ansiedade é um estado afectivo negativo, caracterizado pela preocupação, apreensão ou tensão em relação a um estímulo adverso. Está, geralmente, associada a sentimentos de medo antecipado a uma situação futura, ou simplesmente à perda de algo que dava prazer, neste caso, fumar.
Citando o mesmo estudo, referi que «a prática regular de exercício físico reduz acentuadamente os sintomas de abstinência de nicotina, efeito que é acompanhado por uma maior activação dos receptores de nicotina no cérebro».
Finalmente, deixei um conselho para que os ex-fumadores comecem os treinos, acompanhados por um técnico de exercício físico, aumentando gradualmente o nível de esforço, permitindo uma melhor adaptação do organismo, nomeadamente do coração e pulmões aos novos hábitos de vida.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal