JANEIRO 2020
ENVELHECIMENTO SAUDáVEL
Dra. Sofia Ferreira
Farmacêutica Adjunta Farmácia do Caniço
sofia.ferreira@farmaciadocanico.pt

De acordo com dados fornecidos pela OMS tem-se verificado um aumento significativo da esperança média de vida da população e uma tendência é certa: “o envelhecimento das populações está se acelerando rapidamente em todo o mundo. Pela primeira vez na história, a maioria das pessoas pode esperar viver além dos 60 anos”! 
Contudo é importante garantir que esse aumento da longevidade, é também acompanhado por uma boa qualidade de vida e é sabido que com a idade, além das alterações físicas como o branqueamento do cabelo, perdas de visão, audição, o aumento da flacidez da pele… aumenta também a prevalência de doenças próprias da idade, nomeadamente o acidente vascular cerebral (AVC), as demências e a doença de Parkinson. Estima-se que cerca de 10 a 20% das pessoas entre os 60 e 80 anos sofrem de uma ou mais doenças neurológicas e que para a faixa etária com mais de 80 anos, cerca de 30% das pessoas sofrem pelo menos de uma doença neurológica. E por isso mesmo é de extrema importância reconhecer e tratar atempadamente essas doenças que terão impacto não só na qualidade de vida dos idosos mas também dos seus familiares.
Associado ao processo natural de envelhecimento, há também factores como o stress, a falta de exercício mental, uma alimentação desequilibrada que contribuem para o acelerar da sua evolução .
Com o avançar da idade surgem novas necessidades físicas e nutricionais e a alimentação muitas vezes, por si só, não é suficiente para satisfazer essas necessidades acrescidas ao bom funcionamento do organismo! Por isso é importante estar atento e garantir um bom aporte nutricional, que associado a estilos de vida saudáveis, são essenciais e ajudarão certamente a prevenir algumas das doenças neurológicas que afetam os nossos idosos.

Portanto é essencial ter em atenção que:
- uma alimentação variada e saudável é essencial, contudo ,muitas vezes não é suficiente e existem certos nutrientes que actuando em associação retardam este processo, importa referir os anti-oxidantes, como o Resveratrol, Coenzima Q 10, Ginko Biloba; Selenium, vitaminas A e E, as vitaminas do complexo B (que contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso, e para a redução do cansaço e fadiga); cálcio e vitamina D, Ómega 3 e 6….
- Exercitar a memória é também essencial para manter o cérebro saudável, as queixas de falta de memória são recorrentes com o avançar da idade, é por isso importante tomar medidas que a estimulem e preservem, entre elas podemos referir: ter um sono reparador (dormir bem e o número de horas recomendado), controlar o stress, manter a mente activa através de palavras cruzadas ou jogos de memória por ex, manter-se socialmente activo através do convívio com familiares e amigos, praticar exercício físico regularmente; controlar o peso, a pressão arterial, o colesterol e o açúcar no sangue; não fumar.

Enfim, se soubermos transmitir a ideia de que em todas as idades é importante promover estilos de vida que mantenham o cérebro saudável e se soubermos reconhecer os sinais de alerta e actuar atempadamente é possível prevenir ou atrasar a lesão cerebral e alcançar melhor qualidade de vida uns anos mais tarde. Estas doenças que são tão frequentes na nossa população idosa, são por vezes subdiagnosticadas, insuficientemente tratadas e desvalorizadas na sua prevenção!
Manter um “Cérebro Saudável” é um dos requisitos essenciais para o bem-estar físico, económico e social dos indivíduos. Não permita que o avançar da idade seja encarado como um problema para si e para os seus, cuide de si e preserve o seu cérebro!

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal