DEZEMBRO 2019
NATAL RIMA COM... DOCES!
Dra. Cátia Rosa
Médica Dentista
Clínica da Penteada
catia.costa.rosa@gmail.com

Natal rima com amor e família, alegria e convívios, bebidas e... doces!
Bolo de mel-de-cana, broas de mel-de-cana, bolo-rei, bolo-rainha, areias e, claro, os licores.
Nesta época, facilmente alteramos o nosso padrão alimentar e aumentamos o consumo do açúcar. O problema não está no consumo de doces em dias específicos, mas sim nos excessos ao longos das semanas que antecipam o Natal e se prolongam até dia de Reis.
Os malefícios do açúcar são muitos, já vastamente difundidos e por todos nós conhecidos. Sendo a cárie dentária um deles, o cuidado nesta época do ano tem de ser proporcional ao aumento do consumo de alimentos açucarados.
Os efeitos do açúcar nos dentes podem não ser notados imediatamente. Quando se ingerem alimentos açucarados, estamos a alimentar as bactérias da boca que digerem os restos de alimentos que ficam nos dentes, produzindo ácidos que lentamente vão dissolvendo o esmalte dentário provocando a cárie. Estes ácidos começam a agir cerca de 20 a 30 minutos após consumirmos esses alimentos e, quanto maior o volume de alimentos açucarados consumirmos durante o dia, mais expostos ficam os nossos dentes a estes ácidos.
Claro que não vamos levar a escova de dentes para as missas do parto ou para o jantar de Natal da empresa, mas a moderação no consumo deste tipo nocivo de alimentos e um reforço de uma escovagem eficaz (pelo menos 3 vezes por dia e se estivermos em casa não custa nada escovar mais algumas vezes) com pastas fluoretadas e o uso do fio dentário, podem evitar danos indesejáveis mais tarde.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal