DEZEMBRO 2019
SER MéDICO DE FAMíLIA…
Dr.ª Priscila Setim
Medicina Geral e Familiar

Ser médico de família é ocupar a posição privilegiada, mas também desafiante, do primeiro contacto do utente com o Serviço Nacional de Saúde. É proporcionar acesso aberto e ilimitado ao indivíduo. É contactar com toda a população, independentemente das suas características, problemas, condições ou outrosfactores.
Ser médico de família é observar o indivíduo para além do seu corpo, é admitir a sua individualidade, é efetuar a sua avaliação segundo uma óptica holística, focando-se também na vertente psicológica, social, cultural e espiritual. 
Ser médico de família é gerir múltiplos problemas de saúde, de natureza diversificada e indiferenciada, muitas vezes numa fase precoce da sua história natural e de gravidade variável.
Ser médico de família é saber se colocar no lugar do outro, da sua família, é compreender a comunidade onde vive. 
Ser médico de família é prestar cuidados de saúde longitudinais, é poder renascer com a criança, redescobrir com o adolescente, crescer com o adulto e amadurecer com o idoso.  Somos nós, os médicos de família, os que vivem em paralelo com o utente.
Ser médico de família é desenvolver cuidados abrangentes.Não observamos apenas na doença, não. Focamo-nos sobretudo na educação e promoção da saúde  e procuramos orientar para a prevenção. E claro, quando necessário medicamos na doença e acompanhamos no fim de vida, garantindo cuidados paliativos. E não só. Temos outras valências pouco identificadas pela sociedade. Seguimos utentes no domicílio, somos capacitados para lidar com problemas de saúde urgentes, temos conhecimentos em pequena cirurgia e participamos ativamente na saúde da mulher (planeamento familiar, preconceção, gravidez, puerpério e pós-menopausa). 
Ser médico de família é saber filtrar e articular com outros tipos de cuidados e recursos.
Ser médico de família no mundo contemporâneo, requer um atribulado percurso por diferentes especialidades, cursos e formações, de forma a adquirir o máximo de competências e aptidões de qualidade, para responder as necessidades em saúde dos que nos procuram. Já não somos os “médicos da Caixa”, nemo “Clínico Geral”, somos uma especialidade, sim, com quatro anos de formação específica. Matematicamente, com quatro anos elevado ao infinito, porque a ciência está em constante actualização e existem sempre lacunas por colmatar.
Ser médico de família é conhecer melhor o utente, é ter um compromisso com a pessoa para vida, sem data de validade atribuída.



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal