DEZEMBRO 2019
OS BENEFíCIOS DOS óLEOS ESSENCIAIS SãO IMENSOS
Cristina Faia
Consultora de bem-estar DoTERRA
reishanti@gmail.com

Com a aproximação do Natal e preparação desta época festiva dei por mim a difundir pela casa uma mistura de óleos essenciais com toranja, incenso e várias espécies de abeto que me transportam para uma atmosfera de tranquilidade e paz e lembram os Natais da minha infância. Foi aí que me dei conta da importância dos óleos essenciais na minha vida e de como estão presentes em todos os momentos, ajudando-me a viver situações boas e más, de saúde e de sensibilidade.
Os óleos essenciais são extraídos de folhas, caules, raízes ou frutos de plantas ou árvores através de um cuidadoso processo de destilação a vapor ou pressão a frio. Cada um deles tem um aroma particular e produz benefícios específicos que vão desde a desobstrução respiratória ao controlo de ansiedade passando também pela saúde da pele ou pelo relaxamento muscular.
Ao utilizar óleos essenciais devemos ter o cuidado de verificar a sua pureza (nem todos são 100% puros, muitas vezes são diluídos em óleos minerais ou contêm outras substâncias que são prejudiciais à saúde) bem como confirmar se a empresa que os produz realiza testes de qualidade.
Existem diversas formas de utilizar os óleos essenciais:
Aromaticamente – É o processo de absorver o óleo essencial através do olfato. Este processo pode beneficiar a memória, estabilizar as hormonas e as emoções e também ajudar com problemas respiratórios ou ser usado para a limpeza do ar e energética. Recomenda-se a utilização de um difusor ultrassónico ou apenas inalar o seu aroma diretamente do frasco, colocando umas gotas nas mãos, na roupa, na almofada… Pode-se ainda criar um perfume personalizado juntando umas gotas dos nossos óleos preferidos numa base de óleo vegetal (coco, amêndoa…).
Topicamente – É a forma de usar os óleos essenciais em áreas específicas do corpo, quer para problemas de pele, musculares ou emocionais. Apesar de alguns óleos serem seguros aplicados sem diluição, recomenda-se diluir num óleo base para maior segurança, uma vez que alguns óleos causam sensibilidade e podem até queimar a pele. Podem-se aplicar em diversas partes do corpo conforme o efeito que se pretende: aplicado no rosto favorece a saúde e o embelezamento da pele; na testa e pescoço ajuda a lidar com sentimentos de tensão; no céu da boca ou na nuca equilibra emoções e humor; no abdómen ajuda a função digestiva; no peito facilita a função respiratória; na planta dos pés estimula as terminações nervosas e gera benefícios em todo o corpo através dos pontos reflexos.
Internamente – Apenas os óleos essenciais puros e com garantia de segurança são seguros para uso interno. Ainda assim, nem todos os óleos que podem ser usados dessa maneira devendo consultar um técnico entendido no assunto. Em caso de dúvida, devemos apenas usar internamente aqueles óleos que provêm de plantas que usamos na culinária. Alguns óleos essenciais podem ser usados internamente para promover uma função celular saudável, apoiar a saúde gastrointestinal ou manter a função imunológica reforçada, enquanto outros podem oferecer benefícios de limpeza interna. Outra razão para o uso interno é dar sabor totalmente natural a comidas e bebidas. 
Os benefícios dos óleos essenciais são imensos mas deixo-vos algumas indicações para os mais comuns: a lavanda controla a ansiedade, regula a tensão e alivia queimaduras e picadas de insetos; a hortelã-pimenta ajuda a desobstruir o nariz, alivia dores de cabeça, baixa a temperatura do corpo e melhora a circulação sanguínea; o limão desintoxica o corpo, ajuda na concentração e pode ser utilizado na limpeza de superfícies; a melaleuca ajuda a cicatrizar feridas, reduz o acne e é aconselhado também para quem tem eczemas, pé-de-atleta ou fungos, é também usado para a eliminação de piolhos; orégão – ajuda na eliminação de verrugas ou calos.
Apaixonei-me pelos óleos essenciais assim que os cheirei pela primeira vez e nunca mais deixei de os usar na minha vida. Fui adquirindo um a um e, apesar de já ter muitos, há sempre mais um na minha lista de desejos. Têm me ajudado a sentir mais tranquila, segura e saudável além de que a minha casa passou a ter um aroma de natureza, bem-estar e felicidade.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal