OUTUBRO 2019
METADE DAS CRIANçAS PORTUGUESAS NãO CONSOME HORTíCOLAS DIARIAMENTE
Uma em cada três crianças até aos seis anos tem excesso de peso. De acordo com a Direção-Geral de Saúde.
etade das crianças portuguesas não come produtos hortícolas todos os dias, como recomendado. Abusam do sal, de refrigerantes açucarados e comem quatro vezes mais protamina do que necessitam, alerta a Direção Geral de Saúde, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Combate à Obesidade.
Uma em cada três crianças tem excesso de peso, em Portugal, segundo o estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative, que olhou para o peso dos mais novos entre 2008 e 2019. Entre os seis e os nove anos, 29,6% das crianças apresenta excesso de peso e 12% são classificadas como obesas. "Apesar de nos últimos anos termos verificado uma diminuição da prevalência do excesso de peso, ainda temos cerca de 30% das crianças com excesso de peso, incluindo obesidade", diz Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Alimentação Saudável da Direção-Geral de Saúde (DGS).
Na maioria dos casos, o excesso de peso está relacionado com uma alimentação desadequada: 25% das crianças até aos três anos comem mais protamina do que o recomendado, 52% não consomem produtos hortícolas diariamente até aos três anos e 55% não atingem a porção recomendada todos os dias. Ingerem ainda, em excesso, bebidas açucaradas e sal (99% das crianças até aos seis anos consome sal acima do limite recomendado). "E os hábitos nesta fase da vida são determinantes para a saúde no futuro", lembra Maria João Gregório.
"O prato de uma criança não deve ser igual ao de um adulto"
"As crianças portuguesas consomem alimentos acima das suas necessidades. O prato de uma criança não deve ser igual ao de um adulto", acrescenta a nutricionista.
Tendo em conta este dados, a DGS prepara-se para apresentar uma Estratégia Nacional para a Alimentação do Lactente e da Criança Pequena, que incide especialmente nos primeiros mil dias de vida, na próxima quarta-feira, durante as comemorações do Dia Mundial da Alimentação. Vai ainda ser divulgado um manual - "Alimentação Saudável dos 0 aos 6 anos" - com conselhos para os pais, educadores e professores para evitar o excesso de peso infantil.

FONTE: Diário de Notícias


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal