OUTUBRO 2019
A IMPORTâNCIA DA PREPARAçãO FíSICA DOS ATLETAS E PILOTOS
Marco Cabral
Personal Trainer – Monumental Fitness Club
marcogilmfc@gmail.com

Os carros de ralis por vezes podem ser verdadeiras “Bestas”. No asfalto todo o cuidado é pouco, toda a concentração é precisa para o manter na estrada e no “crono ideal”. As exigências mentais de um piloto de ralis são brutais e evidentes, mas as exigências físicas são por vezes mais duras e cada vez mais importantes (para alguns). 
Dentro de uma pequena “gaiola” onde tudo pode acontecer na busca do melhor tempo, sim porque ali ninguém entra para perder, numa posição de condução muito pouco confortável, rodeado de fortes medidas de segurança, habitáculos invadidos pelo calor sufocante do asfalto e pela transpiração dos fortíssimos cavalos escondidos no motor das tais “Bestas”, que fazem a “gaiola” sacudir como se de uma montanha russa se tratasse.
 Os ditos gachos, travagens fortes, acelerações, etc, fazem parte desta “apetitosa ementa” que ajuda em muito ao desconforto e ao desgaste físico destes atletas que por vezes deparam-se com elevadíssimas forças G (força da gravidade exercida num corpo). 
O desafio é claro, manter os níveis de concentração no máximo (difícil), olhos na estrada na procura da melhor trajectória, ouvidos no co-piloto, reflexos "apuradíssimos" do início ao final de cada especial, e tudo isto acontece a uma velocidade estonteante. 
Os bpm (batimentos por minuto) de um piloto de ralis em prova de classificação ronda 150 a 180 batidas por minuto, dificilmente outro desporto bombeia “tanta adrenalina” no organismo com esta intensidade e durante tanto tempo como o desporto motorizado. As altas temperaturas, como já referi anteriormente, resultam numa desidratação extrema do atleta, um piloto chega a perder entre 2 a 4 kilos durante uma prova extensa e dura. 
Uma vez mais volto a tocar na tecla da preparação física dos atletas deste tão bonito, mas MUITO EXIGENTE desporto! A preparação física assume-se como fundamental não apenas para os desportos motorizados, mas para todos os desportos, para toda uma melhoria da condição de saúde e de vida.





 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal