SETEMBRO 2019
DIA MUNDIAL DA PREVENçãO DO SUICíDIO
Efeméride, assinalada dia 10, pretende sensibilizar a comunidade.
Este dia foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção de estratégias específicas pelos países.
De acordo um relatório divulgado pela OMS, o suicídio é responsável por cerca de 800 mil mortes a cada ano, mais do que o cancro da mama, a malária, a guerra ou os homicídios,  sendo uma das principais causas de morte de adolescentes e adultos até aos 29 anos.
Em todas as idades, taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres.
A OMS recomenda um reforço das medidas que evitem os suicídios, recordando que são mortes evitáveis. Dá o exemplo de medidas como a restrição no acesso a meios que possibilitem o suicídio, a formação de jovens para os dotar de ferramentas para a vida, a identificação precoce do risco e a interação com os media para uma comunicação responsável sobre suicídio.
Neste dia realizam-se milhares de atividades nos diversos países do mundo com o objetivo de se diminuírem as taxas de suicídio e de se conseguir salvar vidas.

FONTE: Serviço Nacional de Saúde

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal