SETEMBRO 2019
CIGARROS ELETRóNICOS ASSOCIADOS A SURTO DE DOENçA PULMONAR AGUDA
Casos de doença respiratória grave lançaram alerta nos Estados Unidos. Sociedade Portuguesa de Pneumologia pede cautela aos utilizadores portugueses de cigarros eletrónicos e frisa que o melhor é "respirar ar limpo". Sociedade médica incita médicos a comunicar casos às autoridades de saúde.
Nos últimos dois meses tem sido reportado nos Estados Unidos um número crescente de casos de doença respiratória grave, de causa desconhecida, mas associada ao uso de cigarros eletrónicos. Até 6 de setembro as autoridades americanas detetaram um total de 450 casos e 5 mortes confirmadas, com uma apresentação clínica variada, mas tendo como ponto comum a todos o uso de produtos relacionados com cigarros eletrónicos (dispositivos, líquidos, cápsulas de enchimento e cartuchos).

"Apesar de variável, a doença apresenta algumas características comuns: sintomas respiratórios (tosse seca, falta de ar, opressão torácica), sintomas gastrointestinais (náuseas, vómitos ou diarreia) e sintomas gerais (febre, perda de peso, fadiga)", refere a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) em comunicado. 
"As idades afetadas são bastante jovens e um terço tem menos de 18 anos (na série publicada variaram entre 16 e 52). Quase todos os casos reportados necessitaram de hospitalização, cerca de um terço com ventilação mecânica e nalguns casos até oxigenação extracorporal por membrana. A investigação de agentes microbianos (bactérias e vírus) é consistentemente negativa; alguns casos responderam a terapêutica corticóide, mas não se conhece um tratamento dirigido à causa da doença", acrescenta.
"Apesar do número de dispositivos e líquidos diferentes disponíveis no mercado ser elevado, em cerca de 80% dos casos os doentes consumiram produtos com nicotina e derivados da Cannabis, como o tetrahidrocanabiol (THC) ou o canabidiol (CBD)", lê-se na nota. "Desconhece-se se a doença é provocada por toxicidade de algum destes compostos, por aditivos ou contaminantes desconhecidos ou por outras substâncias formadas quando se dá o aquecimento e vaporização dos líquidos", informam ainda os médicos pneumologistas.

Até ao momento não se conhecem casos semelhantes fora dos Estados Unidos. No entanto, dada a grande disseminação destes produtos e fácil acessibilidade, é provável que surjam noutros países, incluindo Portugal, alerta a SPP.

MÉDICOS DEVEM COMUNICAR CASOS
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) recomenda aos médicos que comuniquem às autoridades de saúde casos de doentes com sintomas respiratórios agudos que suspeitem estar ligados ao consumo do cigarro eletrónico.

FONTE: SAPO Lifestyle

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal