AGOSTO 2019
MAIS SAUDáVEL NO VERãO. AS DOENçAS QUE DEVE EVITAR NESTA ALTURA
Nos períodos de maior calor, são muitos os problemas de saúde que podem afetar aqueles que deveriam ser os seus dias de descanso. Saiba o que pode fazer para prevenir golpes de calor, quebras de tensão, indigestões ou queimaduras oculares.
Sol, mergulhos e contacto com a natureza. A perspetiva é tantadora, não é? Não faltam motivos para que o verão seja sinónimo de prazer, diversão e de benefícios para a saúde. Apesar de muitos tirarem férias nesta altura, não devem, no entanto, fazer férias a uma série de cuidados. O sol, por exemplo, é essencial para a absorção de vitamina D, fulcral na prevenção da osteoporose, ainda que a exposição solar exija precauções.
E a água do mar pode ser usada com fins terapêuticos, sabia? Mas os mesmos fatores que contribuem para o nosso bem-estar podem, se não soubermos usufruir deles, colocar-nos em risco de desenvolver complicações de saúde. A boa notícia é que, já a seguir, lhe dizemos o que pode fazer para as prevenir. A partir daí, é consigo. Apenas tem de seguir as recomendações dos especialistas para viver um verão em pleno!
Intoxicação alimentar
Tenha cuidado com o que ingere nesta altura do ano para prevenir uma possível intoxicação alimentar que lhe pode dar cabo dos tão aguardados dias de descanso. "É um desarranjo gastrointestinal que implica uma infeção", explica Pedro Ribeiro da Silva, médico de medicina geral e familiar, que alerta que "o calor promove o desenvolvimento de microrganismos nos alimentos". Há, por isso, que estar vigilante.
"Em geral, um organismo saudável consegue destruir a bactéria ou vírus, mas se estiver fragilizado, no caso das crianças, dos idosos e das pessoas muito cansadas ou em stresse, estará mais suscetível", acrescenta o especialista. Eructações, os vulgares arrotos, são, a par de náuseas, vómitos, barriga inchada, dor na região abdominal, diarreira e febre, os sinais de alarme a que deverá estar atento neste período.
Para prevenir este problema, prefira alimentos secos e evite os que têm cremes, molhos, maionese, manteiga ou bolos recheados, mesmo embalados. Tenha particular atenção à frescura de ovos, marisco e bivalves. Utilizee uma geleira para transportar os alimentos. Se tiver dúvidas sobre a frescura e refrigeração dos alimentos vendidos em barracas de praia ou nos países muito quentes para onde viaje, não os consuma.
Indigestão
Também é muito comum nesta fase do ano. A indigestão ocorre "se algo perturba o processo normal de digestão, que para ou fica lento. Se fizermos exercício físico intenso depois de comer, o corpo ou envia sangue para os músculos ou para o estômago", explica Pedro Ribeiro da Silva. O mesmo pode suceder ao mergulhar durante a digestão, a menos que a água esteja a uma temperatura idêntica à do corpo, 37º C.
Se estiver exposto ao sol durante muito tempo, devido à vasodilatação nos membros inferiores, também pode suceder, sobretudo em crianças ou idosos. Dor de cabeça, no caso de uma pequena paragem de digestão, dores fortes na zona do estômago e na parte de cima do intestino, cãibras ao fazer exercício e desmaio são os sinais de alarme a que deve estar atento, em caso de indigestão. Perante a ocorrência de algum deles, interrompa o comportamento que pode ter provocado a paragem de digestão. Se necessário, ligue imediatamente para o 112, expondo claramente a situação.

FONTE: REVISTA PREVENIR

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal