JULHO 2019
A IMPORTâNCIA DA PREVENçãO
Dra. Lucília Freitas
Médica Veterinária
lucilia_freitas5@gmail.com

Durante muito tempo a prática da medicina em geral (Humana e Veterinária) teve como objetivo principal o diagnóstico e o tratamento das doenças. Felizmente, hoje a situação mudou e os hábitos preventivos estão cada vez mais entranhados na nossa cultura.
Apesar dos esforços dos Médicos Veterinários na implementação da medicina preventiva nos nossos animais, o caminho a percorrer ainda é longo.
Na veterinária a medicina preventiva é extremamente importante, pois protege os nossos animais de algumas doenças infectocontagiosas e parasitárias que os podem colocar em situações de risco de vida, assim como protege os seus donos contra algumas doenças infeciosas de animais capazes de ser naturalmente transmitidas para o ser humano (zoonoses).
A prevenção, no caso da veterinária, começa desde o início de vida com a alimentação, vacinação e desparasitação. A alimentação deve ser adequada à espécie, à idade, e a raça, para que os animais tenham um bom desenvolvimento nesta fase, e ao longo dos anos se mantenham fortes e saudáveis. A vacinação vai atuar sobre o sistema imunitário estimulando a produção de anticorpos contra determinados agentes infeciosos, evitando que essa doença se manifeste quando o animal entra em contacto com o microrganismo que provoca a doença. 

As vacinas são importantes, pois vão permitir desenvolvimento da imunidade do animal, proporcionando uma melhor resistência às doenças. As desparasitações (interna e externa) devem ser regulares, porque uma boa parte dos parasitas é transmissível aos humanos e há risco das doenças por estes transmitida. Os parasitas, quer sejam internos ou externos, debilitam os nossos animais e causam todo tipo de problemas, mas o mais perigoso são as diversas doenças
que transmitem, sendo algumas delas potencialmente mortais. Em algumas ocasiões, as pulgas, os piolhos, as carraças e mosquitos atuam como intermediários dos parasitas internos, transmitindo-os através da picada ao hospedeiro final (animal ou homem).
Juntamente com as vacinas e uma alimentação adequada, as desparasitações periódicas são indispensáveis para que os nossos amigos se mantenham saudáveis, pois sem ela estamos a colocar os nossos animais em risco, assim como as pessoas que contactam com eles, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças infectocontagiosas.
Já o provérbio diz, e com toda a razão, que ‘mais vale prevenir do que remediar’, pois a prevenção é a melhor maneira de proteger-nos a nós próprios e aos nossos animais de doenças graves e das suas complicações, que podem levar à morte. Contudo, além de salvar vidas, também permite poupar dinheiro, visto que os tratamentos são dispendiosos. 

As vacinas são importantes, pois vão permitir desenvolvimento da imunidade do animal, proporcionando uma melhor resistência às doenças. As desparasitações (interna e externa) devem ser regulares, porque uma boa parte dos parasitas é transmissível aos humanos e há risco das doenças por estes transmitida.





 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal