MAIO 2018
A TOXOPLASMOSE
Dra. Cláudia Melo e Sousa
Médica veterinária
cmeloesousa@gmail.com

A Toxoplasmose é uma infeção causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita  protozoário intracelular obrigatório,  capaz de infetar todas as células nucleadas de animais de sangue quente.
Em saúde pública reveste-se de grande importância, já que se trata de uma zoonose (transmissível ao homem) e se em indivíduos saudáveis pode não causar qualquer manifestação clínica, já em imunodeprimidos causa doença severa e em mulheres grávidas, consoante a idade gestacional na altura da infeção, pode ter como consequência o aborto ou danos severos no feto incluindo perda de visão, alterações mentais ou convulsões.
A toxoplasmose pode ser transmitida principalmente de duas formas: através da ingestão de quistos tecidulares (forma de resistência do parasita) ou de oócitos (ovos) libertados nas fezes de felídeos (gatos e familiares). Assim, tanto os animais como o homem podem infetar-se pela ingestão de alimentos contaminados com quistos do parasita, sobretudo em carne crua ou malcozinhada, consumo de leite não pasteurizado, águas não tratadas, ingestão de frutas e legumes mal lavados, contacto com terra de solos contaminados e através da placenta durante a gravidez. 

Qual o papel do gato na disseminação da toxoplasmose?
Os felinos são os únicos hospedeiros definitivos do T. gonddi. O que quer dizer que apenas nesta espécie animal, o parasita consegue completar o seu ciclo de vida, reproduzindo-se sexuadamente no intestino delgado destes animais.  
Os gatos podem infetar-se pela ingestão de roedores, aves ou carne crua ou malcozinhada, ou por ingestão direta de alimentos ou materiais contaminados com fezes de outro gato que está a eliminar o parasita. Após a infeção, o gato pode eliminar o T. gondii nas suas fezes durante 2 semanas. O parasita torna-se infetante para outros animais 1 a 5 dias após a sua eliminação nas fezes de gato e pode sobreviver no meio ambiente por muitos meses, contaminando o solo, água, frutas e verduras, pastos onde outros animais se alimentam, liteiras ou qualquer outro lugar onde um gato infetado pode ter defecado.

“Assim, tanto os animais como o homem podem infetar-se pela ingestão de alimentos contaminados com quistos do parasita, sobretudo em carne crua ou malcozinhada, consumo de leite não pasteurizado, águas não tratadas, ingestão de frutas e legumes mal lavados, contacto com terra de solos contaminados e através da placenta durante a gravidez”



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal