ABRIL 2018
DIABETES: COMO DETETAR E AGIR EM CASO DE HIPOGLICEMIA
A glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo e é obtida tanto pela alimentação como produzida pelo fígado. A quantidade de glicose dissolvida no sangue denomina-se por glicemia e é apresentada em mg/dL.
A hipoglicemia ocorre se a dose de insulina for excessiva para a quantidade de alimento ingerido e/ou na presença de alguns fatores particulares, manifestando-se por uma redução excessiva do valor da glicose (<70mg/dL).
É caracterizada por palidez, suores frios, palpitações cardíacas, tremores, fome, náuseas, dor de cabeça, fraqueza nas pernas, cansaço, visão turva, sonolência, fala arrastada, confusão mental e ansiedade. No entanto, pode não ocorrer sintomatologia, sendo essencial que o diabético monitorize a dose administrada e o valor de glicemia obtido.
Uma situação também frequente é a hipoglicemia noturna, a qual ocorre em 30 a 40% dos casos. É difícil de detetar, passando muitas vezes despercebida, mas pode ser prevenida:
1. pela ingestão de hidratos de carbono de absorção lenta, se a glicemia ao deitar for inferior a 120 mg/dL;
2. pela redução da dose de insulina ao jantar e ao deitar se tiver feito exercício físico à tarde ou à noite;
3. pela medição da glicemia sempre que aumentar a dose de insulina.
Em caso de hipoglicemia, se ainda estiver consciente, deve proceder da seguinte forma:
1. Beba 100 mL (1/2 pacote) de sumo ou água com 1 ou 2 pacotes de açúcar (6 a 12g).
2. Caso não melhore em 15 minutos, a ingestão de líquidos açucarados pode ser repetida.
3. A seguir, se faltarem mais de 30 minutos para a próxima refeição, comer pão ou bolachas para consolidar a glicemia. Se está na hora de administrar a insulina, deve fazê-lo no meio da refeição.
A hipoglicemia ocorre, muitas vezes, por falta de informação relativamente à terapêutica. Não guarde as suas dúvidas; questione o seu médico ou farmacêutico e evite esta complicação.
Atenção: Todas as medidas referidas neste artigo devem ser discutidas com o médico e nunca devem ser sobrepostas ao seu aconselhamento.

FONTE: Farmácias Portuguesas

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal