MARçO 2018
A TRISSOMIA 21: DESAFIOS
Dra. Patrícia Marques
APPT21/DIFERENÇAS
www.appt21.org.pt
www.diferencas.net
pmarques@appt21.org.pt

No próximo dia 21 de Março assinala-se o Dia Mundial da Trissomia 21, uma anomalia genética causada pela presença integral ou parcial de uma terceira cópia do cromossoma 21. Uma condição que está associada, geralmente, ao atraso no desenvolvimento infantis, com um quociente de inteligência, em média, equivalente à capacidade mental de uma criança de oito anos. 
A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21) debruçou-se, a convite da Farmácia do Caniço, sobre os desafios que esta condição enfrenta. 

- Na vossa opinião, a sociedade portuguesa já está preparada para lidar com pessoas com trissomia 21?
Acho que nos últimos anos a sociedade aceita melhor a diferença, mas ainda há muito trabalho a fazer.

-O vosso trabalho cinge-se a alguma idade específica, isto é, mais focado nos primeiros anos de vida e na evolução das crianças ou é generalizado?
Nós trabalhamos com crianças dos 0 anos até a idade adulta, A APPT21 faz parte do SNIPI (Sistema Nacional de intervenção precoce na infância) e, tem uma equipa de intervenção precoce que trabalha diretamente com as crianças e suas famílias. O nosso objetivo enquanto instituição é, sermos um mediador ao longo da vida das crianças até à idade adulta e que possamos ser um agente facilitador de forma a promovermos em conjunto com a família a sua autonomia. Trabalhamos com crianças, jovens e adultos com trissomia 21. Estima-se que 1 em cada 800 nascimentos seja uma trissomia 21. (site pais21)


REDE VALUABLE
A Rede Valueable foi criada na continuidade do projeto Erasmus+ “On my own…at work” financiado pela Comissão Europeia de 2014 a 2017. Durante estes três anos, um grupo de associações ligadas à pessoa com deficiência, universidades, hotéis e uma fundação para a igualdade de oportunidades, desenharam, desenvolveram e testaram três ferramentas agora promovidas pela rede: uma app para os estagiários/funcionários com perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI), vídeos para uma relação assertiva entre as pessoas com PDI e os seus colegas de trabalho e um conjunto de instrumentos destinados a certificar os esforços das empresas em direção à inclusão laboral. Os primeiros 7 selos foram entregues em dezembro de 2016 a empresas do sector hoteleiro de Portugal e Itália e a 6 de junho de 2017 a rede contava já com 49 membros, de Portugal, Espanha e Itália. A app está disponível no Google play e Apple store e os vídeos estão disponíveis para download no YouTube. É tempo de aderir à rede!
App
Uma aplicação dedicada à pessoa com PDI em formação, que inclui tarefas, ferramentas e recursos que podem ser empregues no local de trabalho.
A App foi desenhada para apoiar o estagiário e torná-lo cada vez mais independente do seu tutor. A App ajuda o tutor a organizar as tarefas atribuídas ao estagiário da maneira adequada ao próprio. 
A App é personalizável para cada estagiário. Os conteúdos podem estar relacionados com:
• a organização da semana de trabalho;
• organização diária;
• a análise das tarefas em ações únicas, através de uma checklist escrita, visual vídeo;
• a memorização dos produtos e tarefas necessárias à realização das tarefas. 

Vídeos Tutoriais
Tutorial vídeo dirigido aos colegas, fornecendo exemplos dos comportamentos corretos a ter e o tipo de relacionamento a estabelecer entre a pessoa com PDI e os seus colegas de trabalho.

O que é ValueAble
Valueable é uma certificação internacional que atesta que as empresas às quais foi atribuído, pertencem a uma rede europeia de hotéis e restaurantes socialmente responsáveis, que oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional, a pessoas com PDI. 
Marca Registrada
A marca registrada “VALUEABLE, handing opportunities” é destinada a todas as empresas (fornecimento alimentar e alojamento temporário) que: cumpram com a legislação nacional respeitante à empregabilidade das pessoas com deficiência, estejam empenhadas em incluir pessoas com PDI na sua força de trabalho, fornecendo estágios e/ou recrutando-os e cumprindo as regras fornecidas por um código de conduta, entregue às empresas.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal