JANEIRO 2018
CUIDADOS A TER COM A VISãO EM 2018
Dra. Lete Afonso 
Optometrista
letafonso@gmail.com

Na passagem do velho para o novo ano cumprimos sempre a tradição de pedir 12 desejos.
Inevitavelmente pedimos mais dinheiro, mais amigos, mais sorte e sobretudo mais saúde, certo?
Foquemo-nos neste último, senão o primeiro, desejo para todos - SAÚDE!
Em 2018 pretendemos controlar a alimentação, praticar mais desporto, fazer análises… O costume! Planeamos tudo tão bem, mas depois o ano começa a rotina instala-se e a história repete-se na maioria das vezes porque não vemos o que estamos a fazer errado.
A minha sugestão para este ano que se aproxima é promover a saúde ocular. Fazer um rastreio visual para despistar erros refrativos ou doenças do globo ocular.
Todas as crianças em idade escolar devem fazer o rastreio. O primeiro trimestre terminou e com as notas chegaram os avisos e reclamações dos professores que a criança tem hábitos visuais inadequados, que é irrequieta e apresenta dificuldades na aprendizagem.
Atualizar a refração ótica para quem já usa óculos ou lentes de contactos também é importante pois usar graduação por defeito é prejudicial, mas em excesso pode ainda ser mais grave.
Todas as pessoas com idade superior a 40 anos também devem fazer um exame visual pois nesta fase da vida aparece inevitavelmente o "síndrome dos braços curtos" ou dificuldade em fazer tarefas de perto como ler, escrever, enfiar uma agulha etc.
Por fim todas as pessoas com mais de 60 anos não devem faltar ao exame periódico anual pois é a partir desta idade que se espera que apareçam problemas de saúde ocular como cataratas, "moscas volantes", pterígios mais pronunciados, glaucomas, doenças da retina associadas à idade e às doenças da idade como diabetes e tensão alta.
Fazer uma consulta optométrica não é suficiente para resolver todos os problemas estruturais e fisiológicos do olho, mas é talvez o primeiro passo para despistar e controlar algumas ametropias como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. E sempre que possível e necessário a consulta optométrica também é útil para encaminhar o paciente para uma consulta de oftalmologia, pois mediante uma medição da tensão ocular, uma observação breve com a lâmpada de fenda e com o refratómetro são muitas vezes detetados casos de hipertensão ocular, problemas da conjuntiva e da córnea, formação de opacidades no cristalino e outros sinais de doença ocular que o oftalmologista pode controlar e tratar.
Estimem os vossos olhos, usem lentes de qualidade e com tratamentos homologados pela CE e infarmed. Cuidado com as compras online e óculos baratos sem controlo de qualidade. Protejam os vossos olhos também das radiações solares intensas, das radiações nocivas das luzes artificiais e dos aparelhos informáticos. Cuidado com o tempo de utilização dos telemóveis com as posições posturais nas salas de aulas, na condução, no trabalho etc.
Lembrem-se que olhos só temos 2 e, por enquanto, o Pai Natal ainda não deixa prendas dessas no sapatinho.
Feliz ano novo.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal