DEZEMBRO 2017
CIENTISTAS IDENTIFICAM AS SETE CAUSAS DA DOENçA BIPOLAR
Cientistas da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, identificaram sete fatores catalisadores da doença bipolar, uma patologia do foro psiquiátrico cuja intensidade se manifesta variavelmente de pessoa para pessoa.
A doença bipolar é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e mania. Essas viragens do humor, num sentido ou noutro, têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas ideias e no comportamento da pessoa, com uma perda importante da saúde e da autonomia da personalidade.
Segundo os investigadores, "há muitos caminhos para esta doença e muitos caminhos através dela", comenta Melvin McInnis, um dos autores e o responsável pela equipa de investigação.
De acordo com o estudo iniciado em 2005, todas as pessoas que sofrem de distúrbio bipolar apresentam desvios ou perturbações em pelo menos um dos sete fatores que o desencadeiam, os chamados fenótipos.
Esses fenótipos são a cognição, personalidade e temperamento, abuso de álcool ou drogas, traumas ou outros acontecimentos marcantes da vida familiar e/ou íntima, hábitos de sono, alterações na sintomatologia e na resposta à medicação ao longo do tempo.
"Descobrimos que existem muitos mecanismos biológicos que geram a doença e muitas influências externas interativas sobre ela. Todos esses elementos combinam-se e definem a intensidade da doença à medida que os pacientes a experienciam", diz McInnis.
Estudo envolveu mais de um milhar de pessoas.
As conclusões foram divulgadas este mês no "International Journal of Epidemiology", com base em dados de mais de 1.100 pessoas -  700 eram doentes bipolares - recolhidos ao longo de 12 anos.
Os cientistas descartam, no entanto, possíveis causas genéticas da doença bipolar. "Se existisse um gene com forte expressão tê-lo-iamos encontrado", conclui Melvin McInnis.

FONTE: SAPO Lifestyle - Nuno de Noronha

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal