DEZEMBRO 2017
CANCRO DA PRóSTATA: 127 CASOS NOVOS POR ANO
Dr. Ferdinando Pereira
Médico Urologista
ferdinandompereira@gmail.com

No passado dia 17 de Novembro assinalou-se mais um Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata. O momento ideal para se abordar um cancro que na opinião do médico urologista, Ferdinando Pereira ainda é assunto tabu na população masculina, mas em que o diagnóstico precoce cura cerca de 85% da população afetada. 

- Porque se deve fazer a despistagem aos 40 anos quando antes o exame era feito de modo geral aos 50 anos? 
Se um indivíduo não tem casos de cancro na família deve fazer, a prevenção, a partir dos 45 a 50 anos. Quando há casos na família a prevenção deve começar a partir dos 40 anos. Risco 2 a 5 vezes superior nos homens com familiar em primeiro 1ºgrau atingido pela doença.

- O diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de sobrevivência ao Cancro da Próstata?
O diagnóstico precoce permite uma sobrevida ou cura na ordem dos 85%. Quando detetado tardiamente a sobrevida diminui drasticamente, embora o número de casos tenha aumentado por via do diagnóstico precoce e do aumento da esperança de vida. A mortalidade não.

- Considera que socialmente o exame já é mais aceite pela população masculina ou ainda é motivo de tabu?
Ainda é motivo tabu, o homem tem de perder o medo de fazer o exame do toque rectal indolor e feito em 15 segundos permite avaliar as dimensões, sensibilidade tamanho e consistência da próstata, se existem nódulos, 75% dos tumores estão situados na zona periférica da próstata e, portanto, acessíveis ao tato digital.

- O número de homens com cancro da próstata tem aumentado. Há razões que explicam esse aumento? 
O número de homens com cancro da próstata tem aumentado nos últimos anos por maior número diagnosticados precocemente e, pelo aumento da longevidade da população que cada vez vive mais tempo, pelas melhorias dos cuidados de saúde. Na Região Autónoma da Madeira rondam os 127 novos casos anualmente, estando o Serviço de Urologia do Hospital Dr. Nélio Mendoça devidamente equipado para o tratamento e acompanhamento da doença.

- Quais são as terapêuticas que mais utiliza? 
As terapêuticas que mais se utilizam consistem na cirurgia - a prostatectomia radical permanece o «gold standart» no tratamento do cancro da próstata localizado, estando associada a disfunção erétil atualmente com tratamento e mais raramente a incontinência urinária transitória na maior parte dos casos. A radioterapia externa apresenta efeitos secundários sobreponíveis, mas de aparecimento mais gradual, para os doentes com fracas condições operatórias.
A braquiterapia postática técnica mais recente de radioterapia consiste na implantação de sementes radioactivas também com efeitos secundários de aparecimento mais gradual, indicada em casos especiais de tumores de baixa agressividade. A terapêutica hormonal baseada na dependência do tumor da testosterona endógena e a quimioterapia para os casos avançados.

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal